Destaque

Canto Coral relembra sucessos de Kid Abelha

A 7° edição do “Impressões”, no campus 1 teve participação de mais de 20 estudantes  

Por: Noemi Silva

Nesta segunda-feira (28), o Núcleo Experimental Artístico de Canto Coral realizou a sétima edição do projeto “Impressões”, idealizado pelo Centro de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão. A apresentação ocorreu no Campus I da PUC Campinas e a performance das canções do Kid Abelha somou mais de 20 alunos de ambos os campi, entre eles estudantes de Fonoaudiologia e Medicina.

O repertório contou com oito canções, incluindo os sucessos “Como eu quero” e “Quero te encontrar” (Foto: Isabelle Layara)

Kid Abelha foi uma banda brasileira de pop-rock formada em 1981, no Rio de Janeiro. A formação original contava com Paula Toller nos vocais, George Israel no saxofone, e Bruno Fortunato na guitarra. A banda ganhou grande destaque nos anos 80 e 90 com suas músicas contagiantes e letras que abordavam temas românticos e contemporâneos.

O repertório da sessão contou com oito canções da banda, incluindo dois dos maiores sucessos do grupo: ‘Como eu quero’ e ‘Quero te encontrar’. O diferencial desta edição foi a participação de alunos do componente curricular Libras, orientados pela docente Cássia Sigolo, na canção ‘Educação Sentimental II’. A professora é fonoaudióloga e especialista em Libras e Educação para Surdos.

Josiane Larissa Augusto, estudante de licenciatura em Letras é aluna do componente curricular e participou da apresentação. Ela reforça a importância na diferenciação da língua de sinais e do Português sinalizado, e confessa que sempre teve interesse na Libras.

Anita e Josiane: “os ensaios foram muito divertidos” (Foto: Isabelle Layara)

“Eu já tinha vontade de aprender. Então já estava inserida nesse meio, assim. Já tinha vontade, já tinha amigos que me incentivaram e isso me ajudou a evoluir. E tem uma diferença, sabe, em aprender”, disse.

De acordo com ela, “o português sinalizado, por exemplo, é quando a pessoa tenta fazer um sinal correspondente para cada palavra, e dando um sinal para cada palavra é como se… sabe quando você coloca no google tradutor e tudo fica no sentido literal.”

“Na Libras funciona como uma representação de ideias, por exemplo, então não necessariamente a progressão é igual a do português. Na Libras é muito comum a gente falar: Agora. Comer. Vou. Não é igual ao português falado em que nós usamos várias conjunções e conectivos”, concluiu.

De acordo com a maestrina, Fátima Marília Viegas Rabetti, o projeto “Impressões” tem como foco o protagonismo do estudante na escolha das músicas. Ele disse ainda que foram necessários 3 ensaios individuais com cada integrante, mais 5 ensaios com o coletivo para que o projeto pudesse acontecer.

A aluna Anita Nogueira, integrante do coral e graduanda de Fonoaudiologia, assume que esses ensaios foram muito divertidos, e que por estarem entre amigos o ambiente da universidade se tornou muito mais descontraído, facilitando o aprendizado.

Embora a próxima edição ainda não tenha uma data prevista, a maestrina anunciou que o próximo artista a ser prestigiado pelo projeto é o compositor, poeta e letrista Agenor Miranda de Araújo Neto, mais conhecido por Cazuza.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.