Destaque

Especialistas sugerem ação coletiva contra violência na escola

Mesa redonda realizada na PUC-Campinas, Campus I, vê necessidade de maior empenho das autoridades públicas

Por: Maria Vitória Porto

Debate realizado na PUC-Campinas reuniu especialistas para discutir o aumento da violência nas unidades de ensino (Foto: Maria Vitória Porto)

Em mesa redonda promovida pela PUC-Campinas, estudiosos apontaram a necessidade de um trabalho em conjunto para coibir ataques a creches e escolas, que estariam se tornando constantes e se caracterizando como um fenômeno no país. O evento, realizado no Auditório do Campus I, na noite destasegunda (28), contou com a presença da professora Telma Vinha, do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp; da professora Christiany Pegorari , de Direito Penalda PUC-Campinas; e do promotor de justiça Rodrigo Augusto de Oliveira. O público foi majoritariamente formado por estudantes e professores de disciplinas ligadas à área deEducação. 

De acordo com pesquisas apresentadas pela professora Telma, os casos de violência nas escolas aumentaram 50% entre os anos de 2022 e 2023. A pesquisadora apontou que estão sendomapeadas determinadas características comuns aos autores dos ataques, sendo o sentimento de vingança a principal motivação contra as instituições de ensino nas quais os agressores estudam.

O problema, segundo observou a docente, decorre de bullyingque vinham sofrendo. A professora chegou a criticar o papel da mídia, apontando que dar notoriedade colabora para a glorificação dos agressores, o que só agrava o cenário.  

No debate, as discussões se voltaram também para a legislação envolvendo as práticas de bullying e cyberbullying. De acordo com a professora Christiany, o “projeto de lei das fake News” possui mecanismos que podem ajudar no combate à disseminação de discursos de ódio nas redes sociais – o que seria, também, uma das motivações para o agravamento daviolência dentro dos ambientes escolares.

O promotor de justiça Rodrigo Augusto de Oliveira disse estar preocupado com o cenário e enfatizou a importância de um trabalho coletivo para conter o problema, o que exigiria o empenho principalmente dos governos municipais, secretarias e unidades de ensino. Ele disse que as medidas que foram tomadas de imediato, como a presença massiva de policiais eo monitoramento com câmeras de vigilância nas unidades de ensino, foi importante em um primeiro momento, mas que é necessário adentrar nas causas da violência.

Oliveira citou casos com os quais vem trabalhando, onde a opção foi afastar os alunos que apresentaram comportamentos violentos e que só puderam retornar à sala de aula após um período de acompanhamento por parte de especialistas da área.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.