Destaque

Caminhada reúne amantes da fotografia no centro de Campinas

A intenção é homenagear Hércules Florence, inventor francês que viveu na cidade no século 19

Por: Anna Júlia Vieira

Grupo de amantes da fotografia se reúne para fotografar a Basílica do Carmo (Foto: Isabela da Silva Paula)

Cerca de 150 pessoas participaram da 23ª edição da Caminhada Fotográfica Hércules Florence, que ocorreu neste domingo (20), em Campinas. A jornada reúne amantes da fotografia para um passeio por lugares históricos da cidade, com um percurso iniciando na Estação Cultura e passando por espaços como o Mercado Municipal, a Catedral Metropolitana, a Santa Casa e finalizando no Centro de Convivência, no bairro do Cambuí. O evento, que é gratuito, reúne profissionais e amadores do ramo da fotografia, de todas as idades, gostos e localidades de origem.

 O professor de fotografia Felipe Colvara, de 43 anos, por exemplo, veio com sua kombi do município de Blumenau, Santa Catarina, para marcar presença no evento e depois transferir a experiência para seus alunos. “A invenção da fotografia, por um pesquisador isolado, aqui no Brasil, como foi o caso de Hércules Florence, me chamou muita atenção. Estar aqui é realizar um sonho no dia mundial da fotografia, em Campinas, por causa desse personagem que marcou a história”. 

O fotógrafo Felipe Colvara, que veio de Blumenau para participar da caminhada em Campinas (Foto: Isabela da Silva Paula)

A caminhada não ofereceu apenas a possibilidade para a manifestação artística. Regiane Capp Couto, de 55 anos, e Fatima Rodrigues, de 65, ficaram amigas em outros passeios fotográficos e acabaram estreitando laços. Tiveram a oportunidade de participar juntas, pela primeira vez, da caminhada.

“Tudo é uma aprendizagem. A gente faz uma troca bem grande de informações para tirar fotos, editar e postar. É legal o ganho de experiência que temos um com o outro. Temos a oportunidade de conhecer grandes fotógrafos e estar junto de pessoas que conhecemos”. 

As amigas Regiane Capp e Fátima Rodrigues, que se conheceram em caminhada anterior (Foto: Isabela da Silva Paula)

 Não se restringindo a amizades, há também a chance de fomentar vínculos familiares, como é o caso de Gabriel de Assis, 23, que hoje é fotógrafo por influência do pai, o técnico em bioterismo Francisco de Assis, que tem a fotografia como um passatempo. Ele participa da caminhada desde as primeiras edições e conta que transferiu para o filho sua paixão.

“O Gabriel era meu ajudante nesses passeios. Veio comigo desde o começo e, com 15 anos, já mostrou interesse em fotografar. Compramos uma câmera pra ele, e hoje é ele quem dá aula pra mim”.

Ao final do percurso, os participantes se reuniram e trocaram impressões sobre as experiências que recolheram ao longo do evento. As fotos tiradas pelos participantes estarão disponíveis no site https://herculesflorence.com.br/ para visualização dos interessados. 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell

 

  


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.