Destaque

Van Gogh tem a casa mais visitada na Cidade das Artes 

Pequenos imóveis em minicidade em Monte Alegre do Sul garantem beleza e cultura ao turista

Por Kauan Panontin 

As pequenas edificações e a réplica do Santuário do Senhor Bom Jesus, a igreja da cidade, contam com réplicas de obras de grandes artistas, como Vicent Van Gogh, Salvador Dali, Tarsila do Amaral e Frida Kahlo, entre outros. Cada uma das 45 edificações da “Cidade das Artes”, em Monte Alegre do Sul, a 70 km de Campinas, representa um desses artistas. 

Minicidade reúne 45 pequenas casas com referência a grandes nomes das artes, em Monte Alegre do Sul (Foto: Kauan Panontin) 

Além das minicasas com as réplicas, também tem no local uma biblioteca para os turistas, que podem retirar o livro e levar embora de forma gratuita. 

A principal atração é a casa de Van Gogh, amarela, fazendo referência ao que seria a cor preferida do pintor. No lado de fora, a frase “Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente”, concebida elo artista em 1874. 

A casa tem cerca de 2 metros de altura por 2,5m de comprimento. No interior, vê-se duas réplicas de pinturas do artista neerlandês, uma se chama “Noite Estrelada”, e a outra, a famosa “Girassóis”. Um pouco da história de Van Gogh pode ser observado na biografia que fica ao lado das duas obras. 

Outra casa que chama muito a atenção dos turistas é a da pintora mexicana Frida Khalo, onde do lado de fora lê-se a frase: “Pés para que os quero, se tenho asas para voar?”. 

A casa que representa a Frida é azul. Em seu interior, não se tem trabalhos da pintora mexicana, mas sim um obra que retrata o rosto de Frida. A casa é uma das mais enfeitadas do local, com fotos da pintora penduradas no teto através de um barbante, e fitas coloridas, que dão o charme mexicano para o local. 

O estudante Gabriel Rodrigues, morador local, em visita à Cidade das Artes (Foto: Kauan Panontin) 

“Acredito que colocaram essas obras como forma de incentivar o conhecimento cultural e atrair mais turistas para a cidade”, comentou Gabriel Rodrigues, estudante de Engenharia Elétrica e morador de Monte Alegre Sul, ao revisitar a minicidade na semana passada. 

A escolha dos artistas que representam a “Cidade das Artes” foi pensada no turista, trazendo diferentes tipos de expressões artísticas, possibilitando que o visitante entre em contato com elas. Entre as obras escolhidas, destacam-se aquelas que retratam a religiosidade, resgatando os princípios culturais do município. 

A minicidade também faz homenagem aos artesãos monte-alegrenses ou radicados na cidade, como Valfredo Daólio e Edson Peres. A Cidade das Artes ainda recebe esculturas do artista plástico Gilmar Pinna, que expõe as obras “São Francisco”, “Dom Quixote” e “Joana D’Arc” no espaço. 

A Cidade das Artes está localizada à Rua Capitão José Inácio, n°389 – Centro/ Monte Alegre do Sul – SP. O local fica aberto ao público de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita. 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti 

Edição: Ana Ornelas

 


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.