Destaque

Condomínios trocam lixo orgânico por verdura barata 

Empresa de Jundiaí também implanta horta comunitária para despertar consciência ambiental na cidade

Por Marcela Franco 

Pelo menos dois condomínios da cidade de Jundiaí (SP), já aderiram ao modelo de consumo consciente e destinação sustentável de resíduos orgânicos. O técnico em agropecuária Daniel Carvalho Rodrigues Mariano, diretor da Sinergia Orgânicos, empresa especializada em produtos orgânicos e naturais desde 2016, introduziu as primeiras hortas orgânicas em condomínios fechados no bairro Eloy Chaves em 2019 e, desde então, vem expandindo seu modelo de negócio. 

Canteiros ajudam a espalhar consciência ambiental entre beneficiados pela iniciativa (Foto: Marcela Franco) 

A iniciativa consiste em cultivar hortas internas nos próprios condomínios, nos quais os moradores não apenas contribuem com resíduos orgânicos para a adubação, mas também são beneficiados com a produção. Através de um aplicativo exclusivo, eles também podem solicitar os itens cultivados nas hortas da Sinergia, pagando R$ 2,00 em cada hortaliça, metade do valor cobrado no comércio local. 

A Sinergia Orgânicos é responsável pelo cultivo e manutenção das hortas, realizando a coleta diária dos resíduos orgânicos nas casas dos moradores do condomínio e enviando para um centro de compostagem, transformando esse resíduo em adubo para o cultivo e fornecendo os alimentos orgânicos para os moradores. A entrega é realizada por bicicletas com sacolas ecológicas retornáveis, contribuindo para a redução das emissões de CO2 edo uso de sacola plástica. 

Para os próximos 5 anos, a empresa ambiciona compostar cerca de 14 mil toneladas de material orgânico. Com esse objetivo em mente, passam a neutralizar a emissão de dióxido de carbono, gerar empregos, investimentos, promover uma alimentação saudável e alcançar a meta de desperdício zero. 

De acordo com o engenheiro ambiental da empresa Ivan Barbosa, a sustentabilidade é uma prioridade do início ao fim do processo nos condomínios. “O exemplo disso são os resíduos orgânicos dos moradores, como folhas, legumes, borra de café e cascas de ovos, que são coletados e encaminhados para as hortas, onde são separados e passam naturalmente pelo processo de compostagem para se tornarem adubo”, exemplificou o responsável da área. 

Ivan: “Essa abordagem reduz a emissão de dióxido de carbono na natureza” (Foto: Marcela Franco) 

“Essa abordagem reduz a emissão de dióxido de carbono na natureza, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global. Além disso, resulta em hortaliças de alta qualidade nutricional e promove a conscientização dos moradores sobre a importância da separação correta dos resíduos”, completou o diretor da empresa. 

Para a moradora do condomínio e cliente Luciana Dogo, esse modelo de negócio é importante pois incentiva as pessoas a participarem do ciclo de reaproveitamento de resíduos, além de desfrutarem dos benefícios. Ela destaca que a sustentabilidade está presente nas pequenas ações do dia a dia, e agora, essas ações têm resultados ainda mais significativos. 

Segundo Daniel, o projeto tem como meta ser replicado em outros condomínios e até mesmo em empresas. Essa perspectiva já começou a ganhar forma em 2022, com a expansão da coleta de resíduos orgânicos para restaurantes industriais, e com planejamento para supermercados, escolas, hospitais e shoppings da região. Para essa expansão, estão sendo planejados veículos elétricos para a coleta, abastecimento de energia solar e a implementação de um acelerador de compostagem com uma área equivalente a 4 campos de futebol. 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti 

Edição: Ana Ornelas


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.