Ciência

Uma pesquisa para pegar de jeito o carrapato da maculosa

Especialista explica que enfrentamento da doença exige estudos laboratoriais e estratégias proativas do Poder Público

Por: Fábio Despontin Malvezzi e Victor Costa

A febre maculosa é uma infecção causada por uma bactéria transmitida por carrapatos, que são encontrados com frequência em capivaras, cavalos e cães. A contaminação de pessoas costuma ocorrer em áreas de vegetação densa e próxima a rios e lagos, onde os carrapatos se reproduzem mais facilmente.  É uma doença rara, mas com alto grau de letalidade.

Carrapato-Estrela é um terror para a população (Imagem: Adelcio R Barbosa/Divulgação)

Este ano em Campinas, onde o carrapato-estrela é o vetor mais comum da doença, foram registrados dois casos de febre maculosa que terminaram em morte. Segundo o articulador do Núcleo de Arboviroses, Zoonoses e Determinantes Ambientais no Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto, a melhor forma de combater a doença por parte do poder público é por meio da pesquisa acarológica.

Pesquisa acarológica é um tipo de estudo que visa identificar e monitorar a presença de ácaros e carrapatos em determinada área, bem como as doenças que eles podem transmitir para humanos e animais. “Os profissionais fazem uma análise das características de vegetação, presença de cursos hídricos, animais que circulam pelas redondezas e montam armadilhas de CO2 ou técnica de arrasto”, explicou Fausto Neto.

Fausto é mestre em Medicina Veterinária pela UNESP (Imagem: Arquivo Pessoal)

As armadilhas de CO2 são feitas com gelo seco que libera gás carbônico e faz com que o carrapato seja atraído, por associar isso a uma concentração de seres vivos respirando no local. Já a técnica de arrasto consiste em tentar capturar espécimes por meio de um pano branco que é arrastado ou passado sobre a vegetação, grama, arbustos ou qualquer outra superfície onde os ácaros ou carrapatos possam estar presentes.

Os espécimes recolhidos são levados ao laboratório da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Prefeitura de Campinas para identificação do gênero e espécie de carrapato presente na área pesquisada. O estudo facilita a execução de medidas de prevenção, pois determina o local onde há ou não presença do carrapato transmissor da febre maculosa brasileira. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Neto reconhece as principais áreas de risco, mas prefere outra abordagem para evitar a proliferação da doença. “Área de risco é toda área onde haja vegetação, cursos hídricos, hospedeiros animais e, consequentemente, presença do carrapato-estrela. Só que é frágil apontarmos os nomes das principais áreas e as pessoas gravarem que só nessas áreas há o risco e descuidarem dia demais locais onde também pode haver transmissão”, afirmou Neto.

Orientação: Prof. Artur Araujo

Edição: Suelen Biason


Veja mais matéria sobre Ciência

Projeto meninas super cientistas começa em maio


O programa é para meninas do sexto ao nono ano do ensino fundamental


Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Vacinação no centro de saúde São Vicente apresenta queda


Em Campinas, as vacinas recomendadas pelo calendário vacinal têm tido procura abaixo da média


Pesquisador cria IA para identificar abusos sexuais


Sistema desenvolvido na Unicamp consegue reconhecer as imagens automaticamente e conquista o Prêmio Vladimir Herzog


Uma enzima com chances de mudar o mundo da energia


CNPEM identifica substância capaz de converter matérias-primas vegetais em combustível para ser usado até para a aviação


A ficção que ajuda a batizar a biodiversidade amazônica


Nomeada de Saurona por cientistas, escolha do nome do novo gênero de borboleta foi inspirada na obra O Senhor dos Anéis



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.