Cultura & Espetáculos

Peças teatrais investem em roteiros com temas sociais

Intenção dos produtores e artistas é acompanhar os acontecimentos da sociedade para incentivar debates

Por: Gabriela Moda

Os teatros passaram a receber um maior número de espetáculos que apresentam temáticas sociais a fim de dar voz a grupos e acontecimentos que acompanham a sociedade. Este sempre foi um espaço de manifestação, mas com a necessidade de se ampliar os debates, o teatro passou a receber peças que ultrapassam a ideia de apenas entreter e ampliou a apresentação de peças que retratam problematizações humanas, como explica a atriz e diretora, Cris Carvalho, “O teatro tem a capacidade de mostrar o óbvio por outras vertentes”.

Formada em pedagogia com licenciatura em artes, gestora e professora do Espaço Cultural Estúdio Cênico em Campinas, Cris Carvalho avalia que o teatro tem um papel importante na sociedade pois é a partir dele que questões sociais podem ser debatidas em cima dos palcos. “O teatro mostra as situações que vivenciamos para resolver de forma mais criativa”. Para ela, o desafio ao dirigir peças com temáticas polêmicas é pensar em novas formas de conceber e pensar o teatro, para que artistas e plateia possam refletir. O Espaço Cultural Estúdio Cênico, local em que Cris Carvalho dirige e roteiriza peças, já produziu diversas peças com temáticas relevantes com o objetivo de transformar o racional em experiencial, como é o caso de República, Homens de Papel e Alma Boa de Setsuan.

Juliana Hilal revela a dificuldade de se fazer teatro em uma sociedade conservadora e cristalizada (Foto: Gabriela Moda)

A diretoria Juliana Hilal afirma que o país vive uma onda de conservadorismo dominado pelo preconceito e pelo discurso de ódio. Em sua opinião, a dificuldade de se fazer peças que abordem essas questões deve-se às pessoas que não estão dispostas a terem essas discussões. Juliana é idealizadora da Bravo Teatro Musical, diretora cênica do Grupo Kê, fotógrafa profissional especializada em espetáculos, bailarina formada pela Royal Academy of Dance, atriz e professora de teatro.

Para ela, o teatro pode enfrentar protestos e discursos de ódio nas redes sociais, mas as peças devem apresentar situações sociais para quem está disposto a enfrentar esses. “Então a gente acaba falando com as pessoas que já tem um pensamento parecido com esse de questionar e transformar”, acredita.

Por mais que hoje exista um espaço maior na sociedade para que esses debates aconteçam, o ator Paulo Zarta afirma não existir incentivo por parte das Secretarias de Cultura. Zarta trabalha profissionalmente desde 2017 e já atuou em diversas peças, sendo a mais recente a de Nelson Rodrigues “Viúva Porém Honesta” em que foi o psicanalista. O ator assegura que o teatro em si é um debate social, além de ser um espaço para manifestação política.

O ator Paulo Zarta acredita que por mais que se tenha espaço para falar sobre questões sociais nos teatros, falta incentivo (Foto: Arquivo pessoal)

Em contrapartida, o coordenador de teatros e auditórios da Secretaria de Cultura de Campinas, Ricardo Pereira, diz que existe um incentivo constante por parte das secretarias de cultura do Estado de São Paulo, citando o mês de junho, considerado mês da diversidade de gênero, em que várias peças direcionam as temáticas para essa comunidade devido à e ataques que essas pessoas sofrem.

Orientação: Rose Bars

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.