Destaque

Instituto de equoterapia atende crianças com deficiência

54 crianças fazem os exercícios, mas há uma lista com 110 pacientes que esperam pelo atendimento

Por: Ana Beatriz Morales e Beatriz Stevanatto

O Instituto Passo a Passo, localizado em Itatiba (SP), proporciona aulas gratuitas de equoterapia para crianças e jovens a partir dos dois anos de idade. A atividade representa um método terapêutico e educacional, que estimula o desenvolvimento das habilidades funcionais nas deficiências físicas e genéticas, através de exercícios com cavalos. A psicóloga Giuliana Dávila afirma que o Instituto visa desenvolver habilidades cognitivas que são a base da aprendizagem, como a leitura, escrita e consciência fonológica. Hoje, o atendimento é direcionado para 54 praticantes, mas há uma lista de espera com mais de 110 crianças e jovens.

Mural de agradecimentos do Instituto Passo a Passo, feito como uma homenagem para os colaboradores, parceiro e doadores (Foto: Ana Beatriz Morales)
Un’Altra cavalo contribuinte para equoterapia que ajuda na recuperação dos pacientes (Foto: Beatriz Stevanatto)

O movimento feito pelo animal tem efeito calmante e o contato pode ajudar a melhora da autoestima e estimular o autocontrole da criança. Também é possível, através da relação que se estabelece com o animal, o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e psicossociais, trazendo sensações e emoções que podem ser trabalhadas com o terapeuta. Claudia Mota, coordenadora e fundadora do Instituto afirma que, para fazer parte do projeto, é necessário o agendamento de uma entrevista com a assistente social e o praticante passa por um diagnóstico médico.

De acordo com dados do instituto, 27,8% dos praticantes têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 24,1% possuem Transtorno do Déficit de Atenção, com hiperatividade (TDAH). “Já atendemos mais de duas mil pessoas com a equoterapia e os quadros clínicos são os mais diversos”, comenta Claudia Mota.

Praça das águas, fonte localizada na entrada do instituto (Foto: Ana Beatriz Morales)

Segundo ela, para a realização do tratamento preciso há a necessidade de um ano de aulas e o tratamento pode durar até dois anos. As aulas são realizadas semanalmente, com duração de uma hora, e acompanhada por uma fisioterapeuta e uma psicóloga.

O Passo a Passo conta com auxílio de voluntários nas aulas de equoterapia, auxiliando na condução dos cavalos, na limpeza e organização dos centros de treinamento. O instituo realiza eventos internos e há uma ação com os pais, que podem acompanhar uma das aulas. “Uma vez ao ano, os praticantes mostram para seus pais como é a equoterapia, conduzindo os cavalos ao invés de estarem montados. Assim, vão se empoderando”, disse a psicóloga Giuliana Dávila.. “É muito gratificante perceber a evolução dos assistidos, principalmente quando existe uma troca com a família e esse desenvolvimento reverbera em sua vida, seja na escola ou em casa’’, comenta.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.