Destaque

Exposição lança público em labirinto multicolorido

Diante de obras extravagantes, os visitantes descrevem o acervo colorido como diferente, criativo e curioso

Por: Bianca Garutti

A exposição usa das cores para se conectar ao público, traço que caracteriza produções do estilo avaf (Foto: Bianca Garutti) 

A exposição hiper sensorial de avaf, sigla para assume vivid astro focus, um tipo de arte que trabalha com uma superabundância de cores e formatos, segue até 30 de julho no quinto andar do Sesc da avenida Paulista. Organizado em formato de labirinto, o espaço conta com uma vasta quantidade de suportes que variam entre papeis de parede, quadros, neons, vídeos, tapeçarias e vitrais.

Com o intuito de proporcionar uma experiência imersiva aos visitantes, a mostra busca elevar ao máximo a capacidade de percepção do ser humano. “Eu me senti como se estivesse dentro de uma piscina de bolinhas. São tantas informações para olhar ao mesmo tempo, todas repletas de muitas cores, que me despertam uma enorme sensação de felicidade”, comentou Anne Duarte, que visitou a exposição junto de seu filho Caio, de 8 anos.  

Anne Duarte e o filho Caio: “Eu me senti como se estivesse dentro de uma piscina de bolinhas” (Foto: Bianca Garutti)

A exposição usa das cores como um instrumento principal de comunicação com seu público, traço que caracteriza produções do estilo avaf. Diante de obras de extrema extravagância, os visitantes descrevem o acervo como diferente, criativo e curioso.

Beatriz Liberato, de 28 anos, contou que tem o hábito de visitar mostras de arte junto de sua amiga Bárbara Santos, mas que a exposição de avaf lhe chamou a atenção por ter um viés diferente do usual. “É caótico, foge completamente do estilo abstrato contemporâneo que estamos acostumados a encontrar em exposições de arte”.

Beatriz Liberato (esq.) e Bárbara Santos: “É caótico, foge completamente do estilo abstrato contemporâneo” (Foto: Bianca Garutti)
 

Além da aparência chamativa das obras, a mostra usa de mais uma técnica para contribuir com seu caráter imersivo: a disposição em formato de labirinto. A estratégia torna a experiência dos visitantes ainda mais inusitada.

Contendo diversas obras interativas, a exposição cria um vínculo ainda maior com o seu público, que pode facilmente se relacionar com as artes por meio de espaços que cumprem a função de cenário para fotos e um papel de parede que exige óculos 3D para ser visto com nitidez.

Com um público médio de 2 mil visitantes por dia, a exibição chamada de alterações vividas absolutamente fantasiosas, tem como objetivo diminuir a lacuna entre a figuração e a abstração. No espaço, artes se alternam com frequência entre imagens reais e concretas, e figuras de caráter imaginário e subjetivo.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.