Destaque

BRT de Campinas irá operar todas as linhas somente em 2024 

Projeto, que deveria estar concluído em 2020, tem hoje apenas duas linhas prontas, Campo Grande e Ouro Verde 

Por: Igor Val

As obras do BRT (Bus Rapid Transport), que começaram em 2017, deverão ser entregue somente em 2024. Segundo a assessoria da Prefeitura de Campinas, o trabalho foi dividido em quatro lotes e hoje está 96% concluído. A nova licitação para finalizar o último lote está em processo de análise. O vencedor terá 12 meses para finalizar os trabalhos. 

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, o lançamento desta licitação demonstra o compromisso da atual gestão. “Concluído esse lote, as obras do BRT Campinas poderão ser entregues em sua totalidade para a população no próximo ano”, afirmou.  

O orçamento para esta etapa foi estimado em R$ 50 milhões e o aviso de licitação foi publicado no dia três de março. As obras do quarto lote foram interrompidas em 2022, pelo Consórcio BRT Campinas, então responsável pelos serviços. O consórcio chegou a ser multado em R$ 10 milhões pela prefeitura pelo não cumprimento dos prazos e atrasos.  

Serão seis novas estações para embarque e desembarque da BRT Campo Grande (Imagem: Divulgação Emdec)  

No último mês, a Prefeitura de Campinas junto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) confirmou seis novas opções de estações para embarque e desembarque na linha BRT Campo Grande, tornando operacionais 100% das estações BRT do Corredor Campo Grande. “O objetivo é oferecer mais comodidade a quem usa a rota entre o Campo Grande e o Centro, com mais opções de parada, embarque ágil e viagem rápida, impactando, positivamente, a rotina e a qualidade de vida do usuário”, explica Vinicius Riverete, presidente da Emdec.  

A linha BRT Campo Grande já realiza parada nas estações BRT Rossin, Florence, Roseira (PUC-Campinas), Londres, Garcia, Aurélia e Rodoviária, além do Terminal Satélite Íris. Considerando os terminais de partida da linha, Campo Grande e Mercado, os usuários passarão a ter 16 opções para embarque e desembarque. 

Outra linha que já está operando 100% é a do BRT Ouro Verde, a linha funciona com intervalos de 18 minutos e frota de quatro veículos. No total, 26 viagens, considerando ambos os sentidos. A linha deixa o Terminal Ouro Verde e segue com paradas na Santa lúcia, nas estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti, João Jorge e no terminal central. Os horários de saída do terminal ouro verde terão início às 4h54, seguindo até as 8h30. 

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Destaque

87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.