Destaque

Tomara-que-caia inspira mostra no campus-1

A artista plástica Larissa Camnev, 30, questiona as relações sexistas que marcam a indumentária feminina

Por Sophia Miranda

“Por que os homens podem sair sem camisa e nós mulheres, não?”. Com esse questionamento, a artista plástica Larissa Camnev, de 30 anos, traz uma discussão, através de sua arte, acerca do corpo feminino e de sua posse, na exposição “Tomara-que-caia”, para a qual compareceu a convite do evento Fashion Revolution, promovido pelo curso de design de moda da Puc-Campinas.

Na mostra, que segue até o próximo dia 12, na galeria do campus 1, a artista indaga de que maneira o fato de ser mulher e possuir seios torna-se alvo de malícia masculina e estranheza estética de uma mulher para outra mulher. A exposição fica aberta ao público, das 16h às 18h, e das 19h às 21h.

A exposição fica aberta ao público até o dia 12, das 16h às 18h, e das 19h às 21h (Foto: Sophia Miranda)

Voltada para um ideário de liberdade em torno do conceito estético de um corset – que equivale a uma blusa sem alça na indumentária feminina – a peça ilustra a marca visível de carregar o nome de “tomara que caia”. Trata-se, assim, de um constante lembrete da torcida masculina para expor a nudez, e não uma escolha da mulher, explica Larissa, mestre pelo programa de pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da Puc-Campinas.

“Eu queria uma veste que não possuísse alças, mas que houvesse essa extrapolação do seio. Já que é para cair, que desabe, que caia”, desafia Camnev ao salientar que persiste em contrariar a ideia de malícia vinculada ao constrangimento para o corpo da mulher.

Dentro desse contexto de extrapolação do busto feminino, as 7 obras presentes na galeria consistem no uso do algodão cru e, principalmente, de meias-calças usadas, que se referem diretamente ao ato de cair dos peitos.

“Eu me apropriei dessas meias-calças, que eram usadas e carregam essa energia residual, para que houvesse uma projeção que remeteria o seio para fora”, revela a artista, para quem a sustentabilidade faz parte de seu trabalho.

Em paralelo a esse pensamento, suas obras procuram escancarar de que maneira o fato de esconder causa mais curiosidade e, consequentemente, um fetiche masculino voltado para a pele da mulher. Larissa visualiza a moda sendo um desejo junto à do busto, nomeando ANSEIO – o colar que remete ao formato dos peitos. Em parceria com a mãe, Mirian Camnev, estilista e modelista, Larissa projetou o corset que ocupa o espaço central da galeria, usando sobras até mesmo de cortinas.

A artista Larissa Camnev: “Quero que cause estranheza, revolta e questionamento” (Foto: Sophia Miranda)

Nesse sentido, inserido na alegoria de uma veste que, aos olhos sexistas, provoca a torcida pela lei da gravidade, Camnev usufrui do significado do termo tomara-que-caia para diluir a misoginia dominante. É, assim, uma exposição de intensa interpretação, sujeita a críticas negativas, principalmente por parte dos homens, supõe a artista plástica.

“Quero que cause estranheza, revolta e questionamento”, afirma.

Dessa forma, a artista visual flerta com a ideia dos seios caindo, para que despenque e apareça da melhor forma possível, em alusão ao poder de posse de uma mulher sobre seu próprio corpo. Assim, a autora visa de forma sustentável chamar atenção para como a pele vestida é mais importante do que a veste em si. “Tudo que eu fiz, eu tinha vontade, não me privei de nada”.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.