Destaque

Protesto impede evento israelense na Unicamp

Federação Árabe Palestina (Fepal), DCE e outras organizações estudantis condenam “apartheid” promovido pelo governo local

Por: Vitória Régia Barros Silva

Uma feira que reuniria universidades israelenses foi suspensa nesta segunda-feira (3), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) e o Diretório Central dos Estudantes da Unicamp foram algumas das entidades que exigiram o cancelamento do evento através de uma manifestação que saiu do Ciclo Básico II na universidade por volta das 11h30 da manhã. Ao chegar no local onde seria realizada a feira, na sede da Comvest, os manifestantes impediram a realização do evento com faixas e gritos de protesto.

Manifestantes levantam cartazes na concentração do ato na Unicamp (Foto: Vitória Régia Barros Silva)

Além da Fepal e DCE, outros coletivos estudantis estiveram presentes na manifestação, como o Anura (grupo político de pessoas asiáticas da Unicamp) e o movimento Correnteza, um grupo estudantil. Segundo Lívia Moreschi Murozaki, 20, representante dessas comunidades e estudante de História, o apoio aos protestos contra a feira se dá pelo desejo de que a Unicamp se declare “espaço livre de apartheid”.

“Nós não somos contra a colaboração entre países afim da promoção do conhecimento, mas o que acontece é que as universidades israelenses estão a serviço do regime de opressão contra os palestinos e desenvolvem tecnologias militares”, disse Lívia.

A Fepal já tinha se manifestado contra a exposição israelense no dia 23 de março, ao divulgar uma carta aberta pedindo o cancelamento do evento. Segundo argumentaram, as universidades em questão contribuíram, através da produção de conhecimento científico e tecnológico, para instaurar um regime de apartheid e opressão do povo palestino. Apesar dos pedidos, a Unicamp decidiu manter o evento.

Segundo Ashjan Sadique Adi, secretária de mulheres da Fepal e doutoranda em Psicologia pela USP, a feira israelense não cabe dentro da Unicamp. Apesar de ser possível uma Instituição abrigar diversas formas de perspectivas político-ideológicas – argumenta –, a questão do conflito histórico Palestina X Israel é tratada de forma arredia por essas mesmas instituições organizadoras do evento.

“Ao pedir o cancelamento da feira, a Fepal, os palestinos e apoiadores não estariam restringindo a circulação de perspectivas críticas contra o apartheid dentro dessas mesmas universidades, uma vez que a discussão do colonialismo que oprime a Palestina há 75 anos não faz parte das pautas acadêmicas. Quando se tenta apresentá-la, ela e seus precursores são abolidos”, afirma Ashjan, para reiterar que “Você não acha difícil criticar o nazismo fazendo parte dele? A mesma lógica serve para o sionismo”.  

Para manifestantes, universidades israelenses cooperam com regime de opressão governamental (Foto: Vitória Régia Barros Silva)

Em nota, a Reitoria da Unicamp informou que “a atuação da Universidade Estadual de Campinas sempre se pautou pelo pluralismo de ideias e pela defesa intransigente da democracia. A partir destas premissas, abrigou, ao longo de sua existência, eventos promovidos por representantes de diferentes orientações políticas, ideológicas e/ou religiosas. No que se refere às relações internacionais, a Universidade detém tanto convênios e parcerias com Estados, Organismos e Universidades, quanto mantém programas de acolhimento de refugiados e grupos vulneráveis, além de políticas de estímulo à promoção de Direitos Humanos. Por fim, colocamo-nos abertos a novas colaborações e intercâmbios”.

O portal Digitais teve acesso a um ofício enviado pela Reitoria da Unicamp para a Fepal, onde reitera “a abertura da Unicamp para o desenvolvimento de diferentes formas de colaboração com universidades e centros de pesquisas palestino, do mesmo modo que já estabelecemos convênios e intercâmbios com outras instituições acadêmicas de origem árabe”.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.