Destaque

Cinema a energia solar reúne 200 em Americana

Exibição foi no bairro Antônio Zanaga, com o objetivo de divulgar a filosofia da sustentabilidade

Por: Monike Vitorio

Em uma cidade que não conta com nenhuma sala de cinema, a exibição de sessões gratuitas de filmes, com o uso de energia solar, reuniu pelo menos 200 pessoas no início da noite de quarta-feira (17) em Americana. O local escolhido foi a praça Vinicius de Moraes, no bairro Antônio Zanaga.

Na década de 1960, Americana chegou a ter três cinemas. Na atualidade, com 239.597 habitantes, a cidade já não tem mais nenhuma sala de projeção.

O projetor é colocado em espaço público, com cadeiras para o público (Foto: Monike Vitorio)

O projeto itinerante CineSolar, patrocinado pela CPFL há uma década, tem por função estimular o acesso à cinematografia, em especial junto às comunidades carentes. “É um projeto muito importante por, exatamente, preencher uma lacuna relacionada às questões socioculturais no Brasil. Infelizmente a cultura ainda não é entendida como um direito e é subjugada na nossa sociedade”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do projeto.

Conforme explica Cynthia, existem atualmente algumas fontes diferentes para a geração de energia elétrica. No caso do CineSolar, a utilizada para projeções de filmes é a fotovoltaica. Renovável, ela é obtida no processo da convergência da luz solar em eletricidade.

A estrutura do cinema é montada ao ar livre. As duas vans, que levam o nome de Amarrura e Tupã, são responsáveis pelas exibições, armazenando o sistema de geração de energia, um banco de baterias e as placas solares, no teto das vans. O projetor é colocado em um espaço público, juntamente com as cadeiras para o público. O interior dos veículos ainda se transforma em um ambiente de aula de tecnologia.

O morador do bairro Antônio Zanaga, Rodrigo Henrique Batista, de 30 anos, levou 10 crianças para ver a sessão dos filmes apresentados em Americana. “Peguei as crianças das minhas amigas e trouxe. Eu achei muito bom e acho que deveria ter mais vezes, para as crianças ter o que fazer, pois é um ótimo lazer”, comentou.

Rodrigo, morador do Zanaga: “Eu acho que deveria ter mais vezes” (Foto: Monike Vitorio)

Rodrigo gosta de frequentar o cinema. No entanto, quando quer ver um filme tem que se deslocar para a cidade do lado, Santa Bárbara d´Oeste. “Acho que as autoridades poderiam estar proporcionando mais vezes eventos como esse ou estimular a criação de um cinema de verdade, porque toda forma de lazer é válida”, completou.

Nas sessões em Americana, foram exibidos curtas-metragens e o longa “Um Tio Quase Perfeito 2”. Todos os filmes que são exibidos passam por um processo de curadoria para a exibição. “Fazemos parcerias com festivais, por exemplo, festival de Cinema Infantil de Florianópolis e Ciranda Cirandinha, entre outros”, afirmou Cynthia.

As produtoras Mariana Neves e Paula Navarro, associadas ao projeto, falaram da importância da iniciativa para bairros periféricos, como o Zanaga. “O propósito do CineSolar é chegar em cidades como Americana e proporcionar o acesso à arte, cultura e cinema com viés em sustentabilidade”. O projeto já alcançou cerca de 284 mil pessoas, por quase essas 600 cidades por onde passaram.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.