Destaque

Jardim Botânico de Paulínia busca reflorestar a cidade

Área tem cerca de 1.200 espécies e produção visa o aspecto ambiental e a sustentabilidade

Por: Lara Santana

Canteiros e caminho de um dos ambientes do Jardim Botânico (Foto: Lara Santana)

Em 1985, foram designados 8,6 hectares de uma das principais entradas de Paulínia para a implantação do Jardim Botânico Adelelmo Piva Júnior, localizado na Avenida Dr. Roberto Moreira, 575, Jardim Vista Alegre, Paulínia. Neste espaço há uma variedade de aproximadamente 1.200 espécies de árvores e herbáceas em 1.500 m² de área, com canteiros, caminhos de parte do jardim e estufas de reprodução.

Atualmente, 10 funcionários são responsáveis pela área, roçando, limpando, produzindo as mudas e preparando a terra para a implantação de ervas medicinais e aromáticas e árvores nativas, que ficam expostas para uso, são gratuitas e doadas para toda a população e para escolas, instituições, igrejas e empresas que buscam reflorestar os ambientes.

Mural utilizado nas aulas de educação ambiental nas próprias estufas (Foto: Lara Santana)

No Jardim Botânico são feitos programas de educação ambiental desde a E.M.E.I até o ensino médio, sendo procurado, também, por fotógrafos que vão fazer books com jovens, gestantes e noivas, além de ser um ótimo espaço para a realização de aniversários, casamentos, gravação de filmes, um simples piquenique ou aulas de yoga. Sobre o movimento no local, Elder Paulo Azevedo, agente de apoio operacional do jardim, comenta que cerca de 40 pessoas por dia vão buscar mudas para serem replantadas em suas casas e jardins.

SERVIÇOS – A entrada no Jardim Botânico Adelelmo Piva Júnior é gratuita durante todo o horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. De São Paulo até o local são cerca de 120 km e partindo de Campinas cerca de 32 km. Para mais informações, os contatos são (19) 3844-4168 ou (19) 38-33-2093.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Beatriz Caseli


Veja mais matéria sobre Destaque

Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.