Destaque

Beco do Batman: arte urbana ao ar livre na capital paulista

Galeria fica na Vila Madalena e conta com 140 metros de murais grafitados; comunidade faz a preservação

Por: Aline Nascimento

No coração do bairro da Vila Madalena, Zona Oeste da capital paulista, está o Beco da Batman, uma galeria de grafite a céu aberto. Ponto turístico obrigatório para quem aprecia a arte urbana, está localizado entre as ruas Gonçalo Afonso, Harmonia e Medeiros de Albuquerque. O Beco conta com140 metros de muros e paredes grafitados, que fazem parte da paisagem de São Paulo desde os anos 1980.

Grafites do artista visual Fabio Polesi e do artista plástico Canhoto, respectivamente. (Foto: Aline Nascimento)

O Beco do Batman começou com um grafite do super-herói Batman, que apareceu desenhado no local entre estas ruas estreitas da Vila Madalena, nos anos 80. Este mural chamou a atenção de estudantes de arte da região, que começaram grafitar desenhos cubistas e psicodélicos nos muros daquele entorno. A pintura original do Batman já foi apagada da Vila Madalena, já que os grafites da galeria estão em constante mutação, sempre renovando os desenhos do local, e expondo o trabalho de diversos artistas.

Os painéis de grafites se espalham pelos muros, casas e bares das ruas, e contam com o apoio da comunidade para a conservação. Como estão sempre sendo renovados pelos artistas, cada vez que o visitante retorna ao local, encontrará uma novidade.

Como uma clássica galeria de arte, os murais do Beco do Batman também podem ser comemorativos, como o grafite projetado pelo artista trans Kauê Fidelis, em junho deste ano, em comemoração aos 80 anos do clássico Piu-Piu, em que mostra a personagem “abrasileirada” e com as cores do arco íris, em referência ao Mês do Orgulho LGBTQIA+.

Grafite do artista trans Kauê Fidelis em comemoração aos 80 anos do Piu-Piu e ao Mês do Orgulho LGBTQIA+. (Foto: Aline Nascimento)

Para além dos grafites, aos finais de semana, o Beco do Batman abriga uma feira de artesanato, que começa por volta das 9h e vai até às 19h, além de contar com música ao vivo. Sobretudo, por se tratar de uma área pública, o Beco do Batman pode ser visitado a qualquer horário e dia da semana, contudo, por ser totalmente instagramável, a visita durante a semana vale a pena, já que seus grafites coloridos rendem bons fundos para fotos. Contudo, é importante evitar dias propensos a chuvas fortes, já que há registros de alagamentos no local.

Aos finais de semana, o Beco do Batman conta com uma feira de artesanato. (Foto: Aline Nascimento)

SERVIÇOS: O transporte público é o melhor meio de transporte para chegar ao local. As estações de metrô Vila Madalena (Linha Verde), Sumaré (Linha Verde), Clínicas (Linha Verde) e Fradique Coutinho (Linha Amarela) são as mais próximas e viáveis, com cerca de 1,5 km de distância, o que equivale a cerca de 20 minutos de

caminhada. Para quem não quer andar, os ônibus Metrô Vila Mariana (138), Terminal Pirituba (847P-10), Vila Piauí (846M-10), Brasilândia (847P-42) e Terminal Lapa (N834-11) passam perto do Beco.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Bianca Bernardes


Veja mais matéria sobre Destaque

Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.