Cultura & Espetáculos

Banda Maremoto faz show com músicas inéditas em Campinas

O grupo aproveitou a pandemia para produzir novo disco, que tem lançamento previsto para 2023

Por Ana Clara Ornelas e Vitória Barros

Durante a pandemia, muitas áreas do segmento cultural foram fechadas ou interrompidas. Porém, para a banda campineira de pop rock Maremoto, formada por Franco Pigino no vocal, Lucas Faustino na guitarra e bateria e Pedro Benetton no baixo, esse foi o momento de investir em músicas autorais e se lançar para o mundo. O resultado do trabalho será mostrado ao público no próximo sábado (22), na casa noturna Brasuca Espaço Cultural, em Campinas. Além de apresentar novas produções, a banda apresentará sucessos já lançados.

Pedro Benetton, baixista, diz ter muita influência da banda cover do grupo (Foto: Carlos Avelar)

A banda, que começou em 2019 como um cover de Artic Monkeys, já conta com nove músicas lançadas, sendo seis em um EP. Além disso, quatro clipes musicais estão disponíveis seu no canal no YouTube e, ano que vem, o grupo lançará seu primeiro disco autoral. “Será como uma história de amor. Tem seu começo, meio e fim e quando você acaba, pode recomeçar e vai ser igual”, conta Pigino.

O começo

Os três integrantes da banda se conheceram durante o período que estudaram na mesma escola, em Campinas. Segundo Pigino, ele sabia que Faustino e Bene – como Pedro é conhecido entre os amigos – já tocavam e se lembrava de suas apresentações em eventos escolares. Por isso, em 2019, ao procurar musicistas para a banda cover, não hesitou em chamar os colegas.

Franco Pigino, vocalista e guitarrista, conta que as músicas da banda se diferem muito entre si, dando para notar as influências musicais de cada um (Foto: Ana Clara Ornelas)

Desde o início, a banda já escrevia músicas autorais, mas foi apenas em 2021 que o EP “Só Mais um Estranho no Balcão” foi lançado. Diferente de outros grupos, o Maremoto não tem nenhuma música com um compositor oficial. Faustino conta que todos escrevem juntos e sempre se ajudam nas composições. “Existe uma empatia. A gente sempre tenta entender o que o outro está sentindo pra colocar isso na música”, conta o baterista. “Vejo a banda como um tripé, no qual todos os pés são necessários para se manter a sustentação”, completa o vocalista.

Dessa maneira, a banda criou uma identidade, já que todas as suas composições mostram um pouco de cada músico e de suas referências. “Gosto muito de pop, Harry Styles, por exemplo. Já o Bene curte uma coisa mais pesadona”, conta Pigino.

O futuro

Lucas Faustino, baterista, explica que as músicas do disco se conectaram de forma desproposital e, quando se deram conta, uma história estava sendo formada (Foto: Ana Clara Ornelas)

Ainda este ano, a banda pretende lançar um single nos próximos meses. Para 2023, mais dois singles serão lançados antes do disco, que ainda não conta com uma data prevista. Segundo Pigino, faz dois anos que a banda se dedica à produção do disco. “O processo da construção de um álbum não é linear. As melhores músicas a gente foi guardando numa pasta e agora esse disco está vindo aí”, explica.

Além da expectativa dos próprios membros da banda Maremoto, existe também uma grande espera por parte dos fãs do grupo, como é o caso de Caroline Carneiro, que se declara “viciada” pelas músicas da banda e sempre gosta de escutá-las para se animar. “Estou muito ansiosa para os próximos lançamentos. Os singles que a banda lançou esse ano foram muito bons e estou com altas expectativas”, conta.

Além disso, pode-se esperar muitos outros shows do grupo em casas noturnas e bares por Campinas e região. Todos os detalhes são sempre repassados em suas redes sociais, com destaque para o Instagram e TikTok. Confira abaixo o clipe oficial do último single produzido pela banda:

Serviços:

Local: Brasuca Bar, Av. Santa Isabel, 800 – Barão Geraldo, Campinas – SP, 13084-012

Data: 22 de outubro de 2022 (sábado)

Horário: 21 horas

Ingressos: Pista – Promocional, primeiro lote: R$ 25,00. Site: https://www.multiingressos.com.br/evento/601/Brasuca_Indie  

Gênero do evento: Festival

Classificação: 18 anos

Redes sociais da banda: @oficialmaremoto

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Ana Clara Ornelas


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.