Destaque

Pesquisa revela a dura realidade da violência contra o idoso

Boletim Sisnov registrou 336 casos de violência contra a terceira idade nos últimos três anos

Por: Beatriz Cezar e Luiz Oliveira

O mês de junho é marcado pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que ocorre no dia 15 de junho, um dia antes do tradicional feriado de Corpus Christi. Em apenas três anos, de 2019 a 2021, Campinas somava 336 casos de violência contra a terceira idade, de acordo com o Boletim de Informações da Vigilância Socioassistencial do SISNOV (Sistema de Notificações de Violências), da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da prefeitura de Campinas.

Apenas em 2021, a cidade somava 99 casos de violência sendo, 72,62% notificações em mulheres idosas e 26,79% contra homens da terceira idade. Segundo dados do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito da Família), o país somava 33,6 mil casos de violência apenas em 2021. Há 6 principais tipos de violência contra a pessoa idosa, de diferentes tipos e níveis, mas que impactam em igual na sua vida e dignidade. O mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos.

O abandono vem em seguida, e configura uma forma de extrema negligência, com a ausência ou omissão total dos responsáveis. Há, ainda, a violência física, quando é usada força contra o idoso. A sexual, quando o idoso é envolvido em práticas sexuais sem seu consentimento. Além dessas, a psicológica é a mais sutil, e inclui comportamentos que prejudicam a autoestima do idoso. Por fim, a violência financeira, que é a exploração do patrimônio dos idosos.

Para conscientizar a população contra a violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Valinhos promove uma ação especial, durante todo mês de junho. A campanha acontece no CRAS São Marcos, localizado no Jardim Alto da Colina, e oferece oficinas, reuniões e palestras, destinadas aos usuários da unidade e toda a população. O evento conta com a participação e organização da Secretaria de Saúde, com oficinas ministradas pela fisioterapeuta Gisele Contim.

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006, de modo que a sociedade manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos contra nossas gerações mais velhas.

A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.

Como pedir ajuda?

De acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram registrados, em 2018, 102 casos de violência por dia no Brasil, sendo a maioria, ou seja, 85,6% ocorridos nas residências dos próprios idosos. Para denunciar é necessário acionar o “disque 100”, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Orientação e edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.