Cultura & Espetáculos

Evento na Estação Cultura reúne cerca de 8 mil pessoas

A festa contou com shows e várias performances voltadas para o público negro e LGBTQIA+

Por: Bruna Niro e Vitor Hugo Rossetto

O evento Bicuda Linha de Front 0800 juntou música, performance, brechós e arte em um só lugar. A festa ocorreu no domingo passado, dia 29, na Estação Cultura, das 10h foi às 21h. O local contou com o serviço de bar, feirinha gastronômica e brechós, com o intuito de incentivar os pequenos empreendedores da região.
A Produtora Cultural Franciele da Silva, de 28 anos, conta que um dos maiores desafios foram as burocracias por trás dos serviços de contratação. O evento vinha sendo planejado desde novembro do ano passado, mas as negociações e o fechamento de contrato junto com o aval da Prefeitura ocorreu somente em fevereiro, “o contrato com a Prefeitura foi um pouco complicado”, afirma Franciele.
A Bicuda é uma coletividade artística que já promoveu 23 edições de festas em 4 anos, nos quais reuniu mais de 27 mil pessoas em eventos presenciais, realizando lançamentos da própria gravadora, a Bicuda REC, que visa dar destaque e empregabilidade às pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Ainda de acordo com Franciele, a gratuidade do evento para o público só se tornou possível com o apoio dos amigos artistas, que também entendem a importância de um evento como esse na cidade, não deixando de mencionar a Heineken e a Tiger que foram os patrocinadores oficiais da festa. “Uma parcela do cachê dos artistas foi pago com a ajuda deles. Já que não tivemos bilheteria, o nosso faturamento foi através das vendas de bebidas, que foi destinada à limpeza, à segurança, montagem do palco e artistas”, conclui a produtora.
Os pequenos empreendedores da região, encontraram na festa a possibilidade de divulgar seus trabalhos e também construir uma rede de novos clientes. A dona do brechó Ownerless Store, Samia Bastos, de 23 anos, é de Americana e conta que expor o trabalho dela ali é muito importante. “Pra mim essa oportunidade é melhor do que o online. Aqui eu posso ter uma conversa com o cliente. Tem aquele contato, e eu consigo explicar o que é a moda sustentável. É bem diferente”, afirma Sâmia.
As apresentações renderam elogios do público. Moradora de Americana, a trancista Karina Mamede, de 22 anos, foi ver o show das rappers Tasha e Tracie. Para ela, o evento alcançou as expectativas, pois conheceu novos artistas, aproveitou para comprar roupas e ainda se deliciou com os food trucks “amei tudo! O show estava sensacional, e o crepe de Nutella… Meu deus, não tenho nem palavras para descrever”.
O evento contou com diversas apresentações ao longo do dia, a programação da primeira edição da Bicuda Linha de Front 0800 na Estação Cultura teve como foco evidenciar artistas periféricos e a produção cultural da cidade. A produção responsável foram: Victor Almeida; Hellora Dana; Luiza Ribeiro; Franciele Larisi e Kara Catharina.

Orientação e edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.