Destaque

Time sua a camisa para integrar pessoas com deficiência

Equipe já cedeu diversos jogadores para Seleção Brasileira da modalidade e teve início em 2017

Por: Adriano Bueno, João Marcelo Nucci Marrey e Raphael Henrique Reis Guerra

Para eles, o futebol é mais que um jogo, é uma forma de integração. O time de amputados da Ponte Preta de Campinas é uma das 25 agremiações brasileiras a disputar campeonatos nacionais e internacionais. Segundo Maurício Mendes de Souza Junior, o Juninho, idealizador, jogador e coordenador de Futebol de Amputados da Macaca, “poder jogar bola de muletas era um sonho que eu tinha e, para mim, era impossível de se realizar, até que conheci o futebol de amputados”, afirmou.

Segundo Juninho, no início foram ele e Diego Silva, que jogavam no futebol de amputados do Corinthians, que pensaram em criar um time na região, o que terminou por acontecer após firmarem um acordo com a Ponte Preta, em 2017. “Então a gente iniciou aos pouquinhos e foi divulgando. Com isso, fomos conseguindo atletas. Depois veio um treinador e fomos criando a estrutura que temos hoje”, destacou.

Hoje em dia, o futebol de amputados da Ponte Preta tem três coordenadores, um técnico, um auxiliar técnico, que é um dos coordenadores também, e um fisioterapeuta. A equipe já tem um elenco de quase trinta atletas.

Campeonatos

A Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro são as principais competições que a Macaca participa atualmente. “Já levamos vários jogadores nossos da Ponte Preta para a Seleção”, destacou Juninho.

O coordenador destaca que a maior motivação é ver nos olhos dos atletas a realização. Ele destaca o valor de “poder vestir uma chuteira, de poder correr em campo, de poder chutar uma bola, de fazer um gol. Essa é a maior motivação, porque o nosso projeto não é apenas jogar bola. É só algo recreativo, mas é inclusão social pelo esporte e formação de vida através do esporte. É ver pessoas que chegam desanimadas na primeira vez no treino, pessoas que chegam desacreditadas de si mesmas, e, por meio do projeto, veem que, independente da limitação física, eles são capazes de fazer todas as coisas, são capazes de conquistar tudo o que querem”, conclui.

Orientação e edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.