Destaque

Artista visual propõe 9 exercícios para o corpo feminino

Em sua dissertação de mestrado, Larissa Camnev busca viabilizar a percepção do corpo no espaço

Por: Gabriel Arantes

Larissa Camnev: “Na carreira de um artista, em algum momento, ele precisa se posicionar” (Imagem: Videoconferência)

Em sua dissertação de mestrado, a artista visual Larissa Camnev, 30 anos, propôs uma sequência de 9 exercícios para o corpo feminino. Sob o título “Exercícios para se afirmar no espaço”, a intenção do estudo é “viabilizar a percepção do corpo no espaço em práticas efetuadas no desenvolvimento do movimento, em ações”, disse ela em entrevista ao Digitais.

Os exercícios propostos pela artista são baseados em compreender a composição que envolve esboço diagrama, estrutura corpórea e diálogos.

Tendo iniciado a vida acadêmica no curso de Artes Visuais, da PUC-Campinas, em 2011, Larissa conta que a ideia inicial da pesquisa que desenvolveu no mestrado interdisciplinar em Linguagens, Mídia e Arte era estudar o corpo sob o viés das ciências humanas sem tocar questões ligadas à identidade de gênero. No entanto, após viver uma situação íntima, voltou suas pesquisas e exercícios para o corpo feminino.

“Tudo começou durante a etapa de redação da dissertação, em um momento íntimo no banheiro, dentro do box. Não levei esse detalhe para o trabalho, mas na carreira de um artista, em algum momento, ele precisa se posicionar, e tenho levado isso adiante. Desenvolvi o projeto “Fecha as pernas”, e sigo levando essa questão de gênero na fase pós- mestrado”.

Exercício três, proposto na dissertação “Exercícios para se afirmar no espaço” (Imagem: Reprodução)

Pensando em garotas de situação de baixa renda ou das periferias brasileiras, as quais não têm fácil acesso a informações básicas sobre o corpo feminino, a pesquisadora comentou sobre qual impacto seu trabalho pode ter junto a essas garotas, no sentido de lhes ampliar a base de conhecimento.

“Com certeza podemos dizer que ajudaria sim essas meninas. A dissertação gira em torno da questão de se aceitar no espaço e de ser algo bem íntimo. A aceitação do próprio corpo, e o entendimento dele, têm que partir de si mesmo. Então, penso que seria um aprendizado para elas reconhecerem seus próprios limites”.

Ainda sobre a questão de se afirmar no espaço, Larissa comparou as recentes declarações da modelo Maíra Cardi, sobre a busca pelo corpo perfeito, com uma situação vivida por ela mesma, o que também colaborou em sua dissertação.

“O discurso radical dela para procedimentos em busca do corpo perfeito conflita perfeitamente com a minha dissertação. Vivi uma situação de perda de peso, mas por uma questão de saúde, e pude ver o extremo a que meu corpo poderia chegar. No caso da modelo, ela apoia o radicalismo, que pode muitas vezes levar à morte”, ponderou.

Larissa também mencionou que suas pesquisas não se encerram nesta dissertação, e que agora pensa no doutorado, incentivada pela orientadora Paula Almozara. Como apontou em sua conclusão, a pesquisa “desdobrou-se em possibilidades infindáveis de realizar apropriações de ferramentas de medição” e que ainda há margem para que o tema seja pesquisado com “afinco, entusiasmo e paixão”.

A entrevista com Larissa Camnev, na íntegra, está disponível abaixo:

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: João Vitor Bueno


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.