Destaque

Vinhedo recebeu show em tributo aos Beatles

O grupo já performou em programas de TV e nos maiores eventos musicais do Brasil

Por: Laura Nardi e Sophia de Castro

Raffa Machado (Paul McCartney), Rene Zayon (George Harrison), Ricardo Felício (Ringo Starr) e Nando Braga (John Lennon) trouxeram à região a magia britânica que marcou épocas (Arquivo pessoal)

Conhecida como a primeira banda cover dos Beatles no Brasil, o Beatles 4Ever apresentou seu espetáculo de comemoração “40 Anos na Estrada” no último sábado, dia 14 de maio, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, em Vinhedo, às 21h. No setlist, o Beatles 4Ever animou o público com os principais sucessos que marcaram a carreira quarteto britânico – como “Yesterday”, “Something” , “Let it Be”, “She Loves You”, e “Lucy in The Sky With Diamonds”.

Desde a sua estreia em 1980, a banda já se apresentou em todos os estados brasileiros, ultrapassando a marca de 6000 shows. No ano de 2020, o grupo completou 40 anos de trajetória e tinha o plano de fazer uma turnê por todo o país para celebrar, porém, por conta das restrições provocadas pela pandemia, os shows foram adiados. Ricardo Felício, intérprete do baterista Ringo Starr, explica que, como para todos, essa situação foi um grande choque para os integrantes da banda, afinal, havia um grande número de shows agendados pelo Brasil inteiro. Porém, ele ressalta que essa conjuntura trouxe outras oportunidades de apresentação, fazendo com que eles organizassem uma adaptação para sanar a vontade de cantar para o público e ainda realizar uma ação humanitária: “Um dos projetos consistiu em nos apresentar em condomínios por toda São Paulo, em que o público assistia sem sair de suas casas, através das sacadas e janelas de seus apartamentos, além de arrecadarmos donativos para as famílias carentes”.

O baterista ainda lembra que no mesmo ano os shows em Drive-ins também foram utilizados como alternativas para os espetáculos. Ele conta que, apesar de tudo ter sido uma grande novidade para o quarteto, a experiência foi muito divertida para todos e que algumas das performances tiveram transmissão ao vivo para todo o país, o que fez com que eles pudessem se conectar com pessoas das mais diversas localidades e alcançar novos fãs que talvez não teriam acesso ao trabalho deles de outra forma. “Através dos nossos projetos diferenciados, nunca deixamos de estar perto de nosso público, mesmo que com todo o distanciamento e protocolos”, destaca ele.

Projeto “Abbey Road É Aqui”, pocket show pelas ruas de São Paulo realizado no ano passado (Arquivo pessoal)

Mas, apesar dessa diferente vivência de como fazer show, nada se compara ao momento mágico que é sentir o calor do público a poucos metros do palco. Com a redução das limitações impostas pela pandemia, já em 2021, o grupo fez uma parceria com a Prefeitura de São Paulo em que levaram suas apresentações no formato pocket show pelas ruas da capital, remetendo à icônica capa do álbum Abbey Road, com os Beatles na faixa de pedestres. No final do ano passado, a banda pôde finalmente voltar com a turnê presencial e está seguindo com a agenda de 2022. Ricardo explica que estar perto dos fãs e amigos é a parte que mais gostam, e que é justamente a plateia que dita o rumo da apresentação e que faz o serviço do grupo valer a pena: “O Beatles 4Ever costuma dizer que não faz o show para o público, mas sim COM o público, que tem uma participação essencial em nosso trabalho”.

Lucas Ardito e Luana dos Santos, ambos de 19 anos, afirmam que a banda cover tem a função de repassar para as futuras gerações os sucessos do grupo britânico (Arquivo pessoal)

Uma vez que os Beatles possuem um público muito variado, e o mesmo acontece com o Beatles 4Ever. É verdade que uma grande parte das pessoas que vão aos shows são de uma idade mais madura, pois gostam de reviver aquela época que viveram anos atrás, mas sempre há também muitas crianças que já sabem de tudo sobre os Beatles, e os jovens que curtem como se fosse uma banda moderna. O estudante de 19 anos Lucas Ardito, fã dos Beatles desde os 10 anos por incentivo do pai, diz achar importante o papel de bandas cover como o Beatles 4Ever, a qual ele já teve a oportunidade de prestigiar em um show, tanto para os fãs tradicionais quanto para os jovens como ele: “As bandas covers são uma grande forma de espalhar o legado do artista. Elas revivem a memória dos mais antigos, além de contribuir para a formação de novos fãs. Ter esse contato é muito importante para que as novas gerações se interessem pela música deles”. Já para Luana dos Santos, de 19 anos, o Beatles 4Ever é uma oportunidade de se aproximar da banda original que tanto admira e não teve a oportunidade de ver tocar ao vivo. “Pessoas como eu que não nasceram na época em que eles estavam juntos, mas que por meio dos covers, podem viver um pouquinho da experiência do que era realmente um show dos Beatles”, conta a jovem.

Origem da banda

Ricardo Felício conta que o grupo surgiu no fim dos anos 70, a partir de uma ideia de Celso Anieri, produtor da banda. Celso realizou uma viagem aos Estados Unidos e se deparou com um anúncio de um show envolvendo os Beatles, o que o fez pensar, num primeiro momento, que seria uma reunião da banda original, uma vez que os quatro ainda estavam vivos e o grupo não havia se separado até o momento. Entretanto, esse show era um tributo aos Beatles realizado por uma banda cover.

Show na Virada Cultural de São Paulo em 2011, em que viraram o dia no palco (Arquivo pessoal)

O produtor, então, voltou com essa ideia ao Brasil e fundou o Beatles 4ever, a primeira banda cover dos Beatles no Brasil, que estreou no teatro Procópio Ferreira em São Paulo no ano de 1980. Desde então o grupo vem colecionando experiências das mais diversas, como quando realizaram um show na Virada Cultural de São Paulo em 2011, onde apresentaram todas as músicas de todos os álbuns dos Beatles em um espetáculo que durou 24 horas.

O Beatles 4Ever se destaca em meio às diversas bandas covers dos Beatles no Brasil, principalmente por conta da caracterização detalhada que possuem. Além de se apresentarem com instrumentos da época e figurinos idênticos aos dos originais, eles se comunicam com o público em inglês e contam histórias da trajetória dos Beatles como se fossem eles mesmos no palco, criando uma verdadeira imersão no universo da Beatlemania.

O pioneirismo do grupo cover inspira outros grupos mais jovens até hoje, para Ricardo é uma honra carregar este legado. “Construímos nossa história ao lado daqueles que compartilham da mesma admiração pelos Beatles, e é gratificante ver tantas bandas se inspirando em nosso trabalho”, afirma o baterista.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Sophia de Castro


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.