Destaque

Trabalhar em casa permite maior autonomia na cozinha

Pandemia da Covid 19 fez aumentar o consumo de frutas, hortaliças e feijão desde 2020

Por: Beatriz Borghini

Com o trabalho híbrido ou totalmente home office intensificado durante a pandemia da Covid-19, a alimentação dos brasileiros foi impactada. De acordo com a nutricionista comportamental Mariana Petracco,25, existem dois perfis que se acentuaram. Os mais de 116 milhões de brasileiros sem acesso a alimentação adequada, pela alta no preço dos produtos da cesta básica e as pessoas que conseguem trabalharem de casa e preparar os seus alimentos cozinhando mais nesse período.

De acordo com os resultados da NutriNet Brasil, realizada em 2021 pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP), que contou com a participação de 10 mil pessoas, o consumo de frutas, hortaliças e feijão apresentou aumento de janeiro a agosto de 2020 em relação aos primeiros meses do ano até o agosto do ano de 2020 passando de 40,2% para 44,6%. Jéssica Bueno, 21, estudante de publicidade e propaganda conta que essa tendência também se deu por não sair mais de casa para ir a restaurantes. “Antes da Pandemia eu já cozinhava, mas com menos frequência, muito em razão dos deliverys e saídas para comer fora. ”A estudante afirma que estava com medo no início da pandemia, por não saber a procedência dos alimentos e a higiene dos locais.

Gabriela Ortiz explica que com seu perfil procura trazer a ideia de que se alimentar bem tem que ser feito com prazer e não uma obrigação (Foto: Acervo pessoal) 

Gabriela Ortiz, 23, estudante de nutrição conta que até do ponto de vista psicológico cozinhar ajudou nesse período de isolamento, “O processo de fazer uma receita, esperar para ver o resultado, faz bem para nós, já vi vários profissionais da psicologia falando bem disso”.  Ela ainda conta que se arriscou na cozinha com receitas diferentes e colocou todas no seus ebooks de receita.

Para a especialista Mariana Petracco, cozinhar em casa além de tudo ajuda nono aspecto ponto de vista nutricional e destacou: “É muito positivo do ponto nutricional, cultural e sociopolítico. Isso aumenta autonomia alimentar, como está descrito no Guia alimentar da população brasileira, temos uma maior noção de temperos, sódio e conhecemos assim a composição dos alimentos”, afirma. A nutricionista ainda aponta que sabendo do que os alimentos são feitos, o consumo de ultraprocessados tende a diminuir.

Jessica Bueno se arriscou na cozinha com novas receitas (Foto: Acervo pessoal)

Essa é uma tendência que a estudante de publicidade que já consumia comia alimentos como frutas e verduras pretende continuar após a pandemia, “Me aventurei bem mais na cozinha. Principalmente pelo motivo de ter parado de comer carne, ando testando diversas receitas para substituir a proteína animal”, diz.

Perfis nas redes sociais

Tanto Mariana Petracco como Gabriela Ortiz trabalham em seus perfis com a nutrição. A estudante de nutrição Gabriela, explica que com seu perfil no Instagram e TikTok procura trazer a ideia de que se alimentar bem e de maneira saudável tem que ser feito com prazer e não uma obrigação. “ No perfil também explico sobre os perigos das dietas restritivas, como as dietas sem carboidratos, é extremamente perigoso porque os carboidratos são a fonte primária de energia no nosso corpo, e sem ele, podemos ficar com a imunidade baixa”, conta.

“Trago no meu perfil questões além da nutrição”, conta Mariana Petracco (Foto: Acervo pessoal) 

Mariana começou a utilizar a rede social para compartilhar quando trabalhava em uma unidade de saúde e fazia os posts sobre o SUS (Sistema Único de Saúde) além de defender a saúde pública, também é ativista contra a fome. “Trago vários assuntos não só nutrição, falo também sobre as políticas ligadas a alimentação dos brasileiros”. A especialista conta que esses assuntos são importantes para que a população brasileira entenda mais profundamente o que envolve até um alimento chegar até a mesa. “Agrotóxicos, reformas agrárias e questões de comprar de grandes produtores ou de produtores familiares, tudo isso está envolvido até o alimento final”, finaliza.

Aqui, link para acesso ao podcast com Mariana Petracco

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Sophia de Castro


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.