Destaque

Passeio monitorado “Assombrações de Campinas” acontece neste domingo

Evento é gratuito e percorrerá dez pontos turísticos; concentração às 9h, no Largo Santa Cruz

Por: Danielle Xavier

O projeto “O que te assombra?’’ terá mais uma edição neste domingo (22), em Campinas. Idealizado pelo advogado, roteirista e compositor Thiago Souza, de 43 anos, o projeto tem como proposta oferecer aos interessados uma caminhada guiada por vários pontos turísticos da cidade que têm alguma história inusitada para contar. A última versão do projeto foi em outubro do ano passado.

Thiago Souza e participantes em um dos passeios assombrados (Foto: Arquivo pessoal)

A ideia de fazer um roteiro turístico em Campinas em locais que passaram de alguma forma por alguma tragédia começou na pandemia, segundo Souza. Depois de enfrentar a perda de alguns familiares, ele viveu um período de reflexão, onde “o medo da morte despertou uma sensação estranha de ansiedade e impotência”.

Neste mesmo período, ele conheceu o livro de Gilberto Freyre, “Assombrações do Recife Velho”, que o incentivou a planejar o passeio. “Gilberto Freyre faz uma abordagem sobre as assombrações de uma maneira muito mais profunda do que simplesmente olhar as histórias como lendas urbanas. É uma coisa que não gosto, a ideia de lenda urbana. Gosto da ideia de história de assombração”, diz.

Após a leitura, ele e alguns colegas começaram a procurar histórias de assombrações em Campinas com a ajuda de pesquisas acadêmicas, livros, internet e conversas com a população. A partir daí, o grupo selecionou oito histórias e organizou o primeiro passeio monitorado em outubro de 2021. “Fizemos este passeio com cerca de 60 pessoas. Não contamos praticamente para ninguém e a divulgação foi feita de pessoa para pessoa”, conta. “Não imaginávamos tanta gente”.

Ao saber que a Secretaria de Turismo da prefeitura de Campinas tinha gostado do projeto, Souza idealizou um passeio noturno na região central da cidade. Os passeios foram um sucesso, segundo ele. Além deste roteiro, ele também organizou uma caminhada especialmente voltada à comunidade surda de Campinas.

O projeto “O que te assombra?’’ já chegou a São Paulo, Belo Horizonte e em breve estará no Rio de Janeiro. Segundo o idealizador do passeio, antes de fazer o roteiro ele e sua equipe visitam os lugares na cidade e conhecem as histórias. “A ideia é circular as cidades contando histórias”, diz ele

Roteiro

O passeio de domingo começa às 9 horas no Largo Santa Cruz, no Cambuí e termina no Centro de Convivência, no mesmo bairro. Durante o percurso, o grupo terá a oportunidade de conhecer dez pontos turísticos de Campinas e suas histórias, muitas ainda desconhecidas da população. No Largo Santa Cruz será contada a história do Elesbão e, no pátio da Biblioteca Municipal, os mistérios do Asilo das Meninas Desvalidas de Campinas. Em seguida o grupo conhecerá o Beco do Inferno, no Largo das Andorinhas e seguirá para o monumento do túmulo de Carlos Gomes, onde conhecerá a história do fantasma do maestro campineiro.

Concentração em frente à Biblioteca Municipal de Campinas (Foto: Arquivo pessoal)

O passeio inclui também as imediações do Largo do Rosário, que têm histórias do ‘menino diabo; o Cine Rink, que foi destruído por um incêndio e deixou dezenas de mortos; as curiosidades da Catedral Metropolitana de Campinas; o túnel da Fepasa e a história do fantasma do local, além do Largo São Benedito, onde está localizado o Cemitério dos Cativos. O tour termina no Centro de Convivência, com os desfechos da história do Elesbão.

Internet

Com a ascensão das redes sociais, Thiago Souza levou o projeto “O que te assombra?” para o Youtube. A proposta, segundo ele, é apresentar os episódios de cada cidade de forma didática e descontraída. “O mais importante dessa história toda é que estamos levando para a internet, de maneira mais elaborada e no formato de radionovela, histórias que a gente ouve e que consegue interpretar”, explica. “Fazemos as interpretações das histórias e juntamos esse quebra-cabeça para ter uma história que possa ter uma narrativa completa, com começo, meio e fim”.

As amigas Amanda Rodrigues e Laura Borges, ambas com 22 anos, souberam do passeio do ano passado pela internet e se interessaram em conhecer as histórias assombradas. “Foi uma boa experiência, mas soubemos de algumas histórias tristes. Achei mais triste do que sombrio. Pensei que fosse ter mais terror e não teve tanto”, comenta Laura.

Já para a estudante Amanda, o passeio foi mais cultural do que assombrado. “É um passeio bem interessante. É mais cultural do que de fato assombrado, porque ele conta histórias de Campinas, como a dos escravos, que sofreram bastante e morreram nesse sofrimento”, conta.

O passeio deste domingo é gratuito e os interessados devem levar alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos de Campinas e também agasalhos e cobertores, que serão doados. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail oqueteassombra@gmail.com

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.