Destaque

Prefeitura campineira propõe caminhada no Taquaral

Concentração ocorre às 8 no rinque de patinação; terá aferição de pressão arterial e glicemia capilar

Por: Otoniel Bueno

No mês do combate à hipertensão arterial, a Secretária de Esportes e Lazer de Campinas, em parceria com a Secretária de Saúde, vai realizar amanhã (29) uma caminhada na Lagoa do Taquaral, para alertar a população sobre a doença. A concentração ocorre às 8 horas no rinque de patinação e a previsão de duração é de meia hora.

O médico Carlos Sauer, da Secretaria da Saúde, recomenda caminhadas três a quatro vezes por semana (Foto: arquivo pessoal)

A caminhada pode ser uma grande aliada para as pessoas que buscam estabilizar a hipertensão arterial e melhorar o bem-estar, segundo o médico Carlos Sauer, da Secretaria de Saúde de Campinas. Ele recomenda caminhadas de, no mínimo, 20 minutos de três a quatro vezes por semana. “A caminhada não só previne a hipertensão, como seria uma das formas de resolver a hipertensão leve. Na hipertensão moderada ou grave o indivíduo precisará de menos remédio para ter o mesmo resultado terapêutico, ou seja, a atividade física, das quais destaco a caminhada, é essencial para o tratamento e prevenção da hipertensão arterial.” comenta.

Para o médico, o índice de hipertensão vem aumentando em decorrência do estilo de vida das pessoas, que têm diminuído a prática de atividades físicos. “As pessoas costumam usar meios de transportes que as privam do exercício”, explica. Segundo ele, no passado as elas costumavam caminhar mais no seu dia a dia e, com o surgimento das grandes cidades, os deslocamentos aumentaram, fazendo com que o uso do transporte tenha aumentado. “A ida à padaria, que costuma ser de três a cinco quadras de casa, poderia se tornar uma caminhada, mas as pessoas acabando preferindo ir de carro”.

Campanha de combate à hipertensão: aferição da pressão arterial em posto de saúde do município (Foto: Luiz Granzotto)

A falta de exercícios pode refletir na saúde a curto ou longo prazo, que depende da genética de cada pessoa. Para Sauer, a população está abrindo mão de seus hobbies, como a natação e o futebol, que fazem a diferença na sua qualidade de vida. “Quando se abre mão de um esporte, a pessoa adoece e depende da sua carga genética. Umas vão adoecer somente com a idade avançada e outras mais precocemente, ainda jovens. Isso explica o motivo do aumento da incidência de hipertensão arterial na população, ao longo dos anos.” diz.

O Ministério da Saúde publicou um relatório de dados levantados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), que aponta o aumento de adultos com hipertensão em 3,7% em 15 anos no Brasil, índice que era de 22,6% em 2006 e 26,3% em 2021.

Vilões da alimentação

Os alimentos processados podem ser vilões para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Sauer utiliza o exemplo do refrigerante diet, que é adoçado com ciclamato de sódio e é um componente que faz mal para a saúde. “Ele induz a hipertensão em pacientes que têm a genética favorável para a doença”, comenta.

Os produtos embutidos e ultraprocessados devem ser evitados e optar por opções naturais, segundo o médico. “Basta olhar nas embalagens na parte de informação nutricional a quantidade de sódio. Opte por alimentos naturais que descasque, frutas e legumes, pois eles têm potássio, que previne e ajuda no tratamento da hipertensão arterial. É recomendado para a prevenção e para as pessoas hipertensas”, finaliza.

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.