Destaque

Mercado de trabalho é tema de palestra na PUC-Campinas

Jornalista trocou experiências com alunos, deu dicas e incentivou prática de estágio durante o curso

Por: André Romero e Luís Felipe Buzzetti

Magalhães expõe experiência de vida como base para a conversa (Foto: Lucas Ardito)

Na manhã desta quarta-feira (25), o jornalista e empreendedor Luís de Magalhães palestrou para os alunos de jornalismo da PUC-Campinas. O foco da apresentação foi empreendedorismo, mercado de trabalho e trajetória universitária rumo ao primeiro estágio, levando em consideração suas experiências e vivências.

Magalhães é jornalista formado pela PUC-Campinas e atua há 10 anos no mercado. Depois de trabalhar em redações de televisão, jornais e em várias corporações, ele foi convidado a fazer parte da equipe da Motim, uma aceleradora de reputação e gestora de posicionamento de empresas de tecnologia, principalmente startups, que atua no Brasil e em outros países.

Na Motim, ele é head de relações públicas e, desde o final do ano passado, tornou-se um dos sócios da empresa, sendo responsável por criar estratégias de reputação para empresas de inovação e tecnologia que estão revolucionando o mercado, como NotCo, Nomad, Glorify e Freeletics.

Ao fim da palestra, estudantes compartilharam seus projetos (Foto: André Romero)

No início da palestra, o jornalista discorreu sobre sua jornada acadêmica e profissional. Apesar de ter estagiado desde o primeiro ano do curso ainda como calouro, ele afirma que apenas se encontrou recentemente na profissão. “Cada um terá sua própria trajetória, por isso, não compare a caminhada dos outros com a sua. Os momentos de descobertas profissionais são diferentes para cada um”, ressaltou.

Paralelamente, durante as falas do empreendedor, aspectos sobre a relevância do erro no processo de aprendizado também foram mencionados. Magalhães afirmou que errar é de suma importância na formação do profissional, que se torna cada vez mais preparado a partir dos erros.

Com relação à entrada no mercado de trabalho, o principal conselho do palestrante para o primeiro estágio foi de compreender o papel dessa vivência que o contratante formula sobre o concorrente à vaga. Segundo o jornalista, demonstrar proatividade e boa desenvoltura social são pilares de maior relevância para esses momentos se comparado à experiência na área.

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Luís Felipe Buzzetti


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.