Destaque

Em Campinas, roubo de celular é mais frequente à noite

Dados da SSP apontam que de 1.519 ocorrências, 687 foram registradas das 18 às 23h59min

Por: Thammy Luciano

Os registros de roubos de celulares na cidade de Campinas, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, são mais frequentes a noite, sendo que os horários com mais registros de ocorrências são das 18h às 23h59. Entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, foram registradas 1.519 ocorrências de roubos de celulares na cidade. Do total, 687 roubos ocorreram a noite, sendo em média 229 ocorrências mensais neste período. Durante o dia, foram registrados 584 boletins, uma média de 194 casos mensais. Além de 167 registros de roubos na madrugada e 66 casos terem sido registrados com horário incerto.

Em média, por mês são registrados 229 ocorrências de roubos de celulares a noite em Campinas (Foto: Reprodução/Wagner Souza/g1)

Verônica Alves conta que foi assaltada pela manhã enquanto estava a caminho da Escola Estadual Dom Barreto, que fica nas proximidades da Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) do Comando de Policiamento do Interior e próximo do 1° Batalhão de Ações Especiais de Polícia de Campinas (BAEP), no bairro Ponte Preta. Na ocasião, ela estava sozinha e percebeu que alguém a seguia. “Eu não sabia se andava mais rápido ou se corria e, ao hesitar, um homem colocou a arma na minha cintura e anunciou o assalto, pedindo o celular”, conta. Ela negou estar com o aparelho, mas o assaltante ameaçou atirar caso não entregasse o celular. Verônica fez o Boletim de Ocorrência online, mas o único retorno que teve foi que a polícia iria aumentar o patrulhamento próximo da escola. “Eu nunca mais vi meu celular”, concluiu a jovem sobre o caso.

De novembro a janeiro, foram registradas 1.519 ocorrências de roubos de celulares (Foto: Thammy Luciano)

Assim como Verônica, o estudante Victor Pamplona não teve seu celular encontrado. No momento do roubo, ele estava no ponto de ônibus, próximo da Escola Carlos Gomes, na região central de Campinas. Pamplona conta que um homem chegou perguntando sobre o itinerário de uma linha de ônibus e, pouco tempo depois, retornou anunciando o assalto. “Eu só agi passivamente e entreguei meus bens”, explicou.

Após o roubo, Victor entrou em contato com a Polícia Militar. “Liguei na esperança de que o encontrassem e que eu conseguisse meu celular e meu dinheiro de volta”, diz Pamplona.

Nos casos relatados pelas vítimas entrevistadas, a Polícia Militar seguiu um procedimento padrão, informando que enviaria viatura para ronda nos locais. Em caso de roubo, a recomendação da Polícia Militar é que a vítima não reaja e imediatamente acione a PM pelo 190 e faça o Boletim de Ocorrência presencialmente ou online, que acaba sendo mais rápido, pelo site da delegacia eletrônica.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.