Destaque

Campinas recebe projeto “Jazz Por Elas”

Evento tem como meta mostrar a importância destes espaços para o aumento da expressão feminina

Por: Larissa Fortunato 

A banda formada por 17 mulheres musicistas, Jazzmin’s Big Band, se apresentou pela primeira vez na Concha Acústica do Taquaral em Campinas, no último domingo, dia 15 de maio. O projeto “Jazz Por Elas”, realizado pela P4 produções e viabilizado pela lei de incentivo à cultura do Estado de São Paulo, procura trazer visibilidade feminina no mercado musical e especialmente no Jazz.

Amália de Vincenzo explica que projeto surgiu com objetivo de dar oportunidade a estas profissionais mulheres (Arquivo pessoal)

Segundo a produtora da banda, Amália de Vincenzo, esse projeto surgiu com objetivo de dar oportunidade a essas profissionais, já que é um cenário prioritariamente masculino.

O repertório da Jazzmin’s Big Band é amplo e têm uma característica marcada pela música popular brasileira (MPB), mas também apresentam composições originais e arranjos próprios. Amália reforça que elas possuem uma preocupação em fazer arranjos com vários gêneros e pegar o máximo possível da música popular para representar a cultura do país.

“A medida que a gente dá oportunidade pra pessoa que nunca ouviu, ouvir a boa música, uma música mais bem elaborada, com arranjos bonitos e um diferencial de instrumental, isso naturalmente vai enriquecendo culturalmente a pessoa”, comenta sobre a força que têm a música na sociedade.  

Lis de Carvalho e Paula Valente, diretoras artísticas da Jazzmin’s Big Band contam as dificuldades da inserção da mulher no mercado musical (Foto: Larissa Fortunato)

Para Lis de Carvalho, uma das diretoras artísticas da banda e pianista, o que a inspirou para ter a iniciativa neste projeto foi ver que as musicistas não estavam encontrando espaço para se expressar, atuar e trabalhar. “A importância é essa, dar voz e vez para a mulher Jazzista”, explica.

Paula Valente, também diretora artística da Jazzmin’s Big Band, saxofonista e flautista , conta que o papel principal do grupo é inspirar as meninas que estão chegando no mercado e que sentem as dificuldades deste meio. “A gente já tem muitas meninas hoje participando de outros grupos, então foi uma vitrine musical para as mulheres”.  

   

Maitê Tavares acredita ser essencial espetáculos como este, por ser um espaço predominantemente masculino (Foto: Larissa Fortunato)

Expectadora do evento e produtora cultural, Maitê Tavares, acredita ser essencial espetáculos como este, e assim como foi mostrado durante a apresentação, este meio e vários outros são predominantemente masculinos, então é necessário que tenham espaços para as mulheres serem representadas. “A gente precisa estimular a cultura e já passou da hora de fazer parte desse movimento”, comenta.

Bernardo  Soares, presente na noite de ontem, conta que conheceu o evento por meio das redes sociais. Ele diz que um dos fatores que mais o atraiu para ir ao evento foi a composição da banda ser exclusivamente de mulheres.  

Lilian Barros, estudante de baixo, conta que adorou a apresentação principalmente por se tratar do gênero de Jazz (Foto: Larissa Fortunato)

A estudante iniciante na aprendizagem do baixo, Lilian Barros, que também assistiu a Jazzmin’s, disse que adorou a apresentação e contou que é fã do gênero musical, e principalmente por este motivo assistiu ao grupo na noite de ontem. “É preciso incentivar a cultura pro pessoal e acho que necessita mais divulgação, porque muitas vezes as pessoas não ficam nem sabendo o que está acontecendo”, aponta Lilian.

 Apesar da banda não poder estar nos palcos durante a pandemia de Covid-19, realizaram um festival virtual, chamado “Mulheres da música” e o projeto virtual “Aulas abertas”.

O primeiro álbum da Jazzmin’s  foi lançado em 2021, com o título “Quando Eu te Vejo”, traz composições autorais e obras de  grandes compositores como Tom Jobim, Djavan entre outros. Este conteúdo encontra-se nas principais plataformas digitais, como Youtube e Spotify.

O evento realizado por elas em Campinas foi transmitido pelo Youtube no canal da P4 Produções e pode ser acessado através do link: https://youtu.be/0gNtdQmCVYQ 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Laura Nardi


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.