Destaque

Integrante dos ‘Barbixas’ conta sobre o retorno a Campinas

Público se diverte com a volta do espetáculo “Improvável”, no último final de semana

Por Mariana Neves e Melyssa Kell

Da esquerda para direita: Leandro Costa (convidado), Elidio Sanna, Daniel Nascimento e Anderson Bizzocchi no primeiro espetáculo no dia 10 (Foto: Marina Loureiro, espectadora)

O Teatro Oficina do Estudante, localizado no shopping Iguatemi Campinas, recebeu o espetáculo “Improvável” promovido pela Cia Barbixas de Humor. Com um total de seis sessões nos dias 10, 11, 12, as da sexta-feira contaram com a presença de Bella Marcatti como mestre de cerimônia e Leandro Costa como convidado. Em entrevista para o Digitais, Anderson Bizzocchi, integrante do Barbixas, conta como está sendo o retorno aos palcos fora da capital, uma vez que interromperam o “Improvável” em função da pandemia da Covid-19. “Tá sendo curioso. Ao mesmo tempo, é uma alegria voltar, mas acho que eu só vou entender quando terminar o dia de hoje (10)” diz Bizzocchi. A última vez que o trio esteve em Campinas foi em março de 2020, antes da grande onda do vírus.

“É a primeira vez que a gente faz o ‘Improvável’ depois de dois ótimos anos”, disse com ironia Elidio Sanna, integrante do trio, no início do espetáculo. Na primeira sessão (dia 10), a interação com a plateia foi essencial, conduzida pela mestre de cerimônias que procurou entender o que público fez no período sem o espetáculo.

Os jogos que compõem o espetáculo “Improvável” preferidos dos entrevistados foram: “Quadrado” (dispostos no palco em forma de um quadrado, a dupla à frente improvisa uma cena com tema sugerido pela plateia. Quando toca a campainha, o quadrado gira com uma nova dupla e cena, mas com mesmo tema. Ao repetir as duplas, as cenas feitas anteriormente devem continuar, dando sentido a história), “Mortes Improváveis” (também com sugestões da plateia, três objetos não letais devem matar cada um dos jogadores. Só quando todos estiverem mortos de maneiras inusitadas o jogo termina) e “Dubladores” (um jogador fica fora e dubla os outros em cena, quando tocada a campainha, os jogadores trocam de cena e um outro deve continuar a dublagem). Malu Hissnauer de 14 anos assistiu pela terceira vez o trio e afirmou a vontade de voltar mais vezes futuramente, achando que faltou o jogo “Torradeira” (atrás do adereço, toda vez que a campainha toca os jogadores voluntariamente se levantam e iniciam uma cena, a cada nova configuração de jogadores, nova cena, e quando repetidos, é dada continuidade à história), um dos seus preferidos. João Gabriel, Artur Augusto e Victor Dominguite também assistiram ao espetáculo, pela segunda vez, e aprovaram, gostando mais dos jogos do “Mortes Improváveis” e “Dubladores”. “Só [assisti] essa sessão, mas eu pelo menos pretendo voltar”, disse Artur. Já na fila para segunda sessão, também na sexta, o casal Lidiana e Arlan Dantas estavam com a expectativa alta, era a primeira vez deles assistindo, mas já acompanhavam o trio pelo canal no Youtube. “Eu conheci [o espetáculo] através de jogos da igreja (…) faziam brincadeiras de improviso”, conta Lidiana. Nesse canal do Youtube, os vídeos das sessões em Campinas sairão em 2022, conforme mais gravações forem feitas.

Arlan e Lidiana Dantas já acompanhavam os Barbixas no Youtube e assistem ao vivo pela primeira vez (Foto: Melyssa Kell)

“Ele [‘Improvável’] é muito maior do que outros produtos que a gente têm, envolve (…) uma logística muito maior”, comenta Anderson, falando da diferença entre o espetáculo e a apresentação no Clube de Comédia. Segundo ele, o que cativa o público ao retorno do “Improvável” que existe há mais de 10 anos é o “frescor”, porque mesmo que saibam o funcionamento, há uma expectativa sobre qual jogo será feito naquele dia, que artista participará como convidado, entre outros. 

De início e ao longo do espetáculo, toda a equipe envolvida reforçou os cuidados relacionados à Covid-19, tendo em vista que ele é realizado em um ambiente fechado e, embora testados e com todos os protocolos de segurança, os cuidados sanitários foram mantidos. 

Orientação: Prof.ª Amanda Artioli

Edição: Letícia Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.