Destaque

Cresce o consumo de bebidas alcoólicas entre jovens na pandemia

Estresse, ansiedade e medo contribuíram para a mudança do comportamento de pessoas de 16 a 24 anos no País, aponta estudo

Por Ana Clara Cruz

Os jovens aumentaram o consumo de bebida alcoólica no País na pandemia. Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná em março passado mostrou que houve um aumento de consumo entre a população jovem em todos os estados do País. Na faixa etária de 16 a 24 anos o crescimento foi de 24,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados mostram que 16,4% da população entrevistada na faixa dos 60 anos também aumentou o consumo de bebidas alcoólicas, no período da quarentena.

Para a psicóloga Lucinéia Marinho, “há uma cultura no nosso país de que a bebida alcóolica traz um certo relaxamento” (Foto: Arquivo pessoal)

Para a psicóloga Lucinéia Mariano, o aumento no consumo de bebida alcoólica durante a quarentena pode ser explicado pela própria cultura, que repercute no comportamento de cada um. “Há uma cultura no nosso país de que a bebida alcóolica traz um certo relaxamento e as pessoas acabam usando isso como desculpa”, explica. “O que os jovens precisam entender é o limite dessa rota de fuga que encontraram por conta da nova rotina. Ocorre a fala ‘eu sei a hora de parar’ e ‘eu sei o meu limite’, mas isso é uma falsa ilusão. A pessoa acaba se afundando pois tem medo de enfrentar a realidade”, afirma.

A estudante Camila Mariotti aumentou o consumo no período de isolamento social (Crédito: Arquivo pessoal).

A estudante do curso de administração da PUC-Campinas, Camila Mariotti, de 19 anos, diz que passou a beber mais no período do isolamento social. “No começo da pandemia eu não tinha o costume de beber tanto, mas como não estávamos podendo sair, eu sentia a necessidade de relaxar um pouco. Comecei a beber mais e isso virou um hábito”, diz.

O Ministério da Saúde divulga em seu site um breve questionário que têm como objetivo ajudar o indivíduo a avaliar seu consumo de bebidas alcoólicas e até se tem sinais de alcoolismo. Segundo o Alcoólicos Anônimos, uma organização voltada a ajudar pessoas que são viciadas em álcool a largar a dependência, a busca por ajuda na entidade triplicou no último ano. Os cinco mil grupos que auxiliam no tratamento contra o alcoolismo passaram a receber por volta de 100 pedidos de ajuda por dia em reuniões remotas.

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.