Destaque

Cresce adesão pelo beach tennis

Durante a pandemia, o esporte passou a fazer parte do cotidiano de muitos adeptos, que gostam de pisar na areia e jogar a céu aberto

Por João Paulo Camillo Chaves

O beach tennis vem cada dia mais se popularizando em Campinas. Variação do clássico tênis, o esporte ganha adeptos nas escolas, clubes, parques e espaços públicos da cidade. Apesar de ser um esporte criado em 1980 na Itália, o beach tennis chegou ao Brasil em 2008 e, atualmente, possui mais de um milhão de praticantes ao redor do mundo.

Pé na areia e céu aberto são alguns dos atrativos do esporte (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo o professor Gustavo Della Santina, um dos proprietários da One Beach Tennis de Campinas, o esporte já era levado a sério muito antes da chegada da Covid-19, mas foi durante o período da pandemia que ele sofreu maior visibilidade e procura. “Muitas pessoas buscaram por novos modos de entretenimento através de esportes desconhecidos, nos momentos em que era permitida a sua prática, e o beach tennis foi um deles”, explica. “O esporte acabou sendo praticado pelos mais diversos perfis e faixas etárias”.

Atletas da One Beach Tennis seguram troféus após a premiação (Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar de ser um esporte relativamente jovem no país, ele vem crescendo dia a dia pelas suas características. “Ele é um esporte não tão novo para quem já pratica há muito tempo, mas muito mais recente agora na mídia. Ele começou a ter uma força muito grande na pandemia, porque não tem muito contato e é um esporte que dá um prazer gigantesco [para o praticante] e não tem burocracia nenhuma. O beach tennis é muito inclusivo e todo mundo consegue jogar, sem contar o clima pé na areia”.

Além destes atrativos, Santina diz que: “o beach tennis é um esporte totalmente democrático, onde você consegue contemplar muita gente”. Às vezes a pessoa tem problema de joelho ou na articulação e consegue brincar e se divertir”. Segundo o professor, como não há contato físico nos jogos e ele é praticado na areia, os riscos de lesão entre os praticantes são baixos. 

Para Leonardo Bonfim, um dos alunos do professor Santina, o beach tennis é muito atraente e facilmente se tornou parte da sua rotina nos últimos três meses. A motivação veio do vai e vem dos próprios jogadores que ele via quando passava em frente ao clube, onde joga atualmente, todas as semanas. “Sempre gostei muito de ver o pessoal jogar. Deu vontade, eu vim [ao clube] e gostei. Não parei mais”, disse.

Bonfim tornou-se fã do beach tennis pelo prazer da prática esportiva e a simplicidade do jogo. Ele diz que pretende praticá-lo por muitos anos como uma rotina, sem ter o objetivo de se profissionalizar, apesar de ser uma das possibilidades do esporte.  Jogado na areia e a céu aberto, o beach tennis se tornou uma das febres no mundo todo.

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.