Destaque

Centro de Campinas terá decoração natalina este ano

Campanha Natal da Esperança 2021 esperava doações para 12 projetos; cinco foram contemplados e, os demais, não

Por André Romero

A decoração natalina de locais públicos de Campinas este ano será mais tímida. Apesar da prorrogação do edital da Secretaria de Cultura e Turismo para a campanha Natal da Esperança 2021, que possibilitou à administração pública receber doações de enfeites natalinos por empresas e pessoas físicas e jurídicas, apenas cinco dos 12 locais selecionados conseguiram adesão dos parceiros. Os demais ficarão sem decoração neste Natal.

A Praça Carlos Gomes receberá a decoração natalina este ano graças à doação de parceiros (Foto: Divulgação)

Serão enfeitados com as doações das empresas três locais no centro da cidade: o calçadão da rua 13 de Maio; o trecho da Praça José Bonifácio à rua José Paulino e a Praça Carlos Gomes. A Lagoa do Taquaral receberá dois projetos.

O Natal da Esperança tinha como objetivo estimular propostas de doações de enfeites para decoração natalina em áreas públicas para valorizar o espírito natalino e estimular o comércio principalmente da região central da cidade, que foi duramente castigado na pandemia.  O edital foi lançado no dia 12 de novembro e seria finalizado no dia 26 do mesmo mês, mas a administração pública decidiu prorrogá-lo para o dia 6 de dezembro na expectativa de que todos os projetos fossem cumpridos. Mesmo assim, não foi suficiente para suprir a demanda esperada.

Em nota, a Prefeitura informou que “as empresas interessadas não conseguiram encontrar os fornecedores que montassem os seus projetos de decoração/iluminação a tempo da programação de Natal”.

No entanto, para o diretor de Turismo, Eros Vizel, os resultados foram satisfatórios. “Foi uma tentativa da Prefeitura, por meio do edital de doação, de convidar a iniciativa privada para participar da decoração natalina da cidade e tornar esse período mais humano. Nós [da Secretaria de Cultura e Turismo] achávamos que teríamos mais adesões, mas no fim das contas foi uma experiência interessante”, comenta.

As empresas que fizeram as doações para o Natal da Esperança foram a Padoca do Vila, a construtora Patriani, a rede de mercados Oxxo e o shopping Boulevard Masserani, atualmente em construção e com inauguração prevista para dezembro de 2022. A partir de 6 de janeiro, as empresas terão até 4 dias para desmontar as decorações implementadas. Todos os enfeites ficarão em posse dos doadores.

Árvore enfeitada na Lagoa do Taquaral: último investimento da administração pública em um local público, no Natal (Foto: Divulgação)

Sem decoração

Desde 2015 a administração pública não decora Campinas para as festas de Natal. A última decoração foi feita no Parque Portugal, popularmente conhecido como Lagoa do Taquaral, quando uma árvore iluminou o local. Apesar da pandemia ter impossibilitado a Prefeitura de decorar pontos da cidade por meio de recursos próprios, o diretor de Turismo diz que a falta de orçamento público para essas ações foi sentida antes mesmo da chegada da Covid-19. “É necessário um alto nível de investimento em todas as etapas desse processo de decoração”, explica. Este ano, devido ao decreto de calamidade pública ocasionada pela pandemia, doações foram permitidas, possibilitando a criação da campanha Natal da Esperança 2021.

Para ampliar a participação de mais parceiros e ter melhores resultados neste projeto, o diretor de Turismo afirma que a Prefeitura pretende iniciar todos os editais já no começo do segundo semestre. “É um processo muito burocrático e cheio de surpresas e o cronograma sofre atrasos diversas vezes. Além disso, a iniciativa privada é muito mais exigente quanto à programação orçamentária e para que consigamos ter uma entrega mais efetiva das empresas participantes, quanto antes começarmos, melhor.”

No entanto, Vizel comenta que melhorando o cenário pandêmico, a Prefeitura espera ter um papel mais ativo nas decorações do ano que vem, ao lado da iniciativa privada. “Pensando para 2022, a situação será muito melhor comparada ao que vivemos atualmente.”, salienta.

Os locais públicos que não foram contemplados com a campanha são a Estação Cultura; Paço Municipal; Ponte Estaiada Prefeito Chico Amaral; Praça Beira Rio e praça Reinaldo Dias Leme. O Centro de Convivência (Praça Imprensa Fluminense) também não adquiriu doações, porém receberá a feira de Natal.

Orientação: Prof.ª Cecília Toledo

Edição: Luiz Oliveira


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.