Destaque

Vacinação avançada dá novo fôlego ao turismo serrano

A economia de Serra Negra, localizada a 78 quilômetros de Campinas, depende 80% do turismo

A principal rua turística da cidade, Coronel Pedro Penteado, que concentra mais de 200 lojas (Imagem: Letícia Franco)

Por Letícia Franco e Felipe Bertochi

O secretário de Turismo, Carlos Alberto Tavares: “O baixo movimento nas últimas férias gerou muito desemprego” (Imagem: Divulgação)

Para o fim do ano, empresários e autoridades de Serra Negra, município localizado no Circuito das Águas Paulista, preveem melhora no turismo após período com restrições devido a Covid-19.  “Com a vacinação avançada e queda nos casos e mortes, o turista se sente mais seguro de vir para Serra Negra e isso nos deixa otimistas”, diz Ronaldo Rodrigues, proprietário de oito lojas de roupas, acessórios e utensílios domésticos na cidade, e que durante as últimas férias de verão teve queda de 70% nas vendas.

Com 27 mil habitantes, a economia local depende 80% do turismo, o qual registrou quebra no faturamento de aproximadamente 60% nas férias de verão de 2021, tanto em recursos como no número de visitantes, segundo a Secretaria de Turismo. “A última temporada foi muito triste. Estava tudo fechado, os restaurantes atendendo com limitações e os hotéis operando abaixo dos 20% da capacidade, gerando muito desemprego”, ressalta o secretário de Turismo, Carlos Alberto Tavares.

O turismo de compras, carro-chefe da cidade, foi afetado com o fechamento de 80 lojas durante a pandemia. De acordo com dados da Prefeitura, estima-se que, atualmente, há 250 lojas nas principais ruas turísticas: Coronel Pedro Penteado e 7 de Setembro.

O comerciante Ronaldo Rodrigues: “A pandemia afastou o turista de Serra Negra, impactando grandemente o comércio” (Imagem: Videochamada)

Comerciante há 10 anos na cidade, Ronaldo Rodrigues conta as principais dificuldades enfrentadas nesses quase dois anos de pandemia. “Nunca tínhamos vivido um momento como esse, foi muito difícil, pois não havia movimento de turistas e consequentemente de vendas. Tivemos que reduzir a jornada dos funcionários e recorrer a medidas do governo para mantê-los”.

Dono de um hotel localizado no centro de Serra Negra, Marcos Testa, afirma que a taxa de ocupação dos leitos na última temporada de verão foi de 50%. O empresário destaca que apesar do número baixo, o movimento foi melhor, se comparado com as férias de julho de 2020. “O inverno é alta temporada na cidade e no ano passado, devido às medidas de restrições, o hotel ficou fechado por alguns meses e quando aberto, funcionou com limitações”.

O empresário Marcos Testa: “A pandemia afetou, principalmente, as férias de inverno de 2020” (Imagem: Videochamada)

Férias de verão

“O presidente da ACIA Tiago Jardim “Há cerca de quatro meses, o comércio já vem retomando a quantidade de vendas” (Imagem: Arquivo pessoal)

A partir de julho, com a ampliação da lotação e do horário de atendimento em comércios e hotéis, Serra Negra já registrou um aumento de 40% na demanda. De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (ACIA), Tiago Jardim, alguns setores já retomaram os patamares do mesmo período em 2019. “Os setores mais beneficiados nesta retomada são a rede hoteleira, alimentação e vestuário, que apresentam números dos anos pré-pandemia”, diz.

Marcos e Ronaldo contam que o faturamento aumenta mês a mês, o que gera otimismo para o fim do ano e início de 2022. “A volta dos turistas para a cidade reflete imediatamente na ocupação de leitos e nas vendas. É muito bom ver novamente o movimento, as expectativas para as férias de verão são as melhores”, diz Ronaldo Rodrigues.

Serra Negra se prepara para receber uma taxa de ocupação de 80% a 90% nos 6.700 leitos divididos nos 57 hotéis da cidade. “Esperamos receber em torno de cinco mil pessoas nos hotéis e outras cinco mil durante o dia”, afirma o secretário de Turismo. Para isso, a Prefeitura revitalizou o centro e os pontos turísticos, e planejou o “Natal Luzes da Serra Amor & Emoção 2021”, que envolve a realização de eventos para a celebração do final de 2021 e início de 2022.

Hotéis e lojas também se preparam para receber os turistas. “Mais de 50 lojas já contrataram profissionais de decoração para o Natal e Ano Novo. Já alguns hotéis se reestruturaram durante a pandemia para atrair mais pessoas para a cidade”, ressalta Tiago Jardim, presidente da ACIA.

A celebração de fim de ano conta com decorações que serão acesas no dia 12 deste mês (Imagem: Letícia Franco)

Carnaval 2022

O Carnaval de Serra Negra ganhou ao longo dos anos o status de um dos mais agitados do Circuito das Águas Paulista. A festividade costuma arrastar milhares de foliões e turistas à cidade. Em 2020, último ano em que o município realizou o Carnaval, mais de 30 mil pessoas passaram por Serra Negra.

Faltando cerca de quatro meses para o Carnaval de 2022, o secretário de Turismo, Carlos Alberto Tavares, afirma que tudo caminha para a cidade realizá-lo no próximo ano. “Só não vamos ter se surgir algo que nos impeça. A Prefeitura está disposta a fazer um dos melhores carnavais da história do município”, diz ele.

Ainda segundo Tavares, a data é muito importante para a economia local. “Nessa época, a cidade chega a dobrar a população. A geração de empregos, as vendas e a renda no geral são ótimas”.

Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão

Edição: Fernanda Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.