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Prefeitura da cidade aposta na recuperação financeira de hotéis, restaurantes e demais serviços do segmento turístico
Por Lara Santana Silva e Sophia de Castro
Nesse final de semana a cidade de Jaguariúna dará retorno a um dos rodeios da região metropolitana de Campinas, a partir da retomada dos grandes eventos no Estado de São Paulo. O rodeio acontecerá no Red Eventos nos dias 26 e 27 de novembro e dias 03 e 04 de dezembro, e contará com a presença de artistas como a dupla Jorge e Mateus, o cantor Gusttavo Lima.
Devido a pandemia do Covid-19, segundo João Rodrigues, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna, para o comércio local foi extremamente ruim e afetou, principalmente, três setores da cidade que têm movimentação nessa época do ano: hotelaria, alimentação e transporte. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, o comércio reteve prejuízos não realização do rodeio, mas já está se recuperando. Uma iniciativa da prefeitura foi oferecer cursos gratuitos de capacitação para vários ramos do comércio e empréstimos subsidiados através do Banco do Povo.
Com a retomada do roteio esse ano, o município aguarda a movimentação de R$ 25 milhões com consumos em postos de gasolina, restaurantes, hotéis e lojas da cidade, com a expectativa de receberem 35 mil pessoas por dia, levantamento divulgado pelo portal G1. A cidade conta com 15 hotéis e 2 mil leitos disponíveis e é esperado 100% de ocupação, como relatado pelo presidente da ACI.
Uma loja especializada em comércio voltado para o universo country já começou a sentir os efeitos apenas com a agenda do rodeio, com aumento significativo nas compras. “O evento atrai muitas pessoas que não são no dia a dia do meio country a comprar esse estilo de produto, além de trazer muitos amantes do rodeio de outras regiões”. Segundo relatado por Pedro Engler da Loja Western.
A associação comercial está com um projeto social para que as lojas abram suas vitrines ou que – as lojas abram – nos finais de semana do rodeio, o que normalmente não era feito, para estimular a compra. Além disso, terá a capacitação das empresas para concursos de vitrinismo, de atendimento e de hotelaria, com o objetivo de recepcionar os turistas.
Entre os protocolos sanitários para a realização do evento estão a obrigatoriedade das duas doses da vacina, sendo exigida o comprovante físico de vacinação, o uso de máscara será obrigatório e o monitoramento será realizado pelos organizadores do evento da iniciativa privada.
Orientação: Profª Rosemary Bars
Edição: Letícia Almeida
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