Destaque

Esports conquista espaço entre universitários

Falta de estrutura para a modalidade não impede o crescimento do número de profissionais

Campeonato de FIFA 22 no Shopping Villa Lobos, São Paulo (Foto: Guilherme Tristão)

Por Guilherme Tristão

Assim como todo o mundo, os esports tiveram que se adaptar, mas diferente de tudo, o meio recebeu muitos jogadores que, com a pandemia destinaram mais tempo a jogos eletrônicos, e a partir disso, muitos buscaram nesse hobby um meio de se desligar dos acontecimentos que afetaram todo o planeta. Em um estudo realizado pela Newzoo, empresa especializada no estudo de mercado do esports, mostrou que houve um crescimento significativo no público que acompanha os eventos durante esses dois anos de Covid-19, sendo 9,6% em 2020 e 8,7% em 2021, totalizando uma audiência de, aproximadamente, 474 milhões de pessoas.

Final da CCXP, TUeS (Torneio Universitário de eSports) de 2019 (Foto: Divulgação/TUeS)

Natália Teochi, ex-presidente da PUCCAMP Cardinals (equipe de esports da PUC- Campinas), diz que falta estrutura, mas alerta que o cenário universitário, com investimento adequado, pode servir de vitrine para novos craques do mundo dos esports competitivo. “Supondo que as estruturas sejam iguais, eu acredito que o universitário seria um “caça talentos” para a categoria de bases do time, acredito que com investimento, o surgimento de talentos aumentaria e o interesse de ser pro-player/trabalhar na área de esports, por ter mais oportunidades de aprender”, acredita Natália.

Dentro desse vasto mundo dos esports, existe o cenário universitário, um meio que vem ganhando muito espaço e atraindo atenções especiais, tanto de quem assiste como de quem joga. Servindo como um “trampolim” para o cenário profissional, os campeonatos organizados no meio acadêmico podem ser comparados aos realizados em âmbito profissional no quesito “qualidade de jogo”, mas a falta de investimento ainda dificulta essa ascensão.

Lucas Fleck, 23 anos e atleta profissional de FIFA (Foto: Arquivo pessoal)

Um exemplo de jogador profissional que se destacou no meio universitário e vai para o seu segundo ano em uma equipe profissional de FIFA (futebol virtual) é Lucas Fleck. “A mudança do cenário universitário para o profissional foi tranquila, pelo menos para mim, pois o universitário de FIFA tem um nível próximo ao profissional, tanto que existem muitos atletas do meio universitário que já são profissionais”. Fleck reforça sua preocupação sobre o psicológico do atleta e da pressão depositada em seu desempenho. “Existe uma pressão comparada ao universitário pois lá somos favoritos, já no competitivo estamos ali sempre disputando, mas queremos fazer o melhor para impressionar, já no universitário, como já somos ‘conhecidos’ não precisamos provar nada para ninguém, e com esse passo para o competitivo você precisa conquistar esse prestígio de novo”, explica.

 A pressão pode afetar demais o rendimento dos atletas, visto isso, equipes tanto do cenário universitário, quanto do cenário profissional investe em psicólogos voltados especialmente para o esports, a fim de aliviar um pouco a pressão dos atletas e motivá-los à um bom desempenho. Os atletas gostam desse suporte, que é bem forte dentro do cenário universitário. Júlia Grannier, como estagiária em psicologia do esports, explica que normalmente os atletas enxergam essa importância no trabalho do psicológico, principalmente na geração de pessoas mais jovens que entendem o trabalho da psicologia como algo importante, entendem como algo positivo, e muitas organizações no universitário valorizam bastante. “No profissional, nem sempre as organizações estão valorizando o nosso tipo de trabalho, pois é um trabalho de longo prazo, é investimento que se faz em uma área nova, que ainda não há valorização na profissão, mas está em caminho de melhoras”, finaliza.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Luiz Oliveira


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.