Destaque

Especialistas discutem a importância da Mata Atlântica

A preservação de áreas terrestres e marinhas costeiras foi tema principal da discussão

A palestra teve inscrições gratuitas, mas com a opção de realizar doações para a fundação (Fonte: Reprodução/Youtube)

Por Marcela Peixoto

Aconteceu na tarde dessa quarta-feira,24, a palestra com o tema “Mata Atlântica em debate: Mais áreas protegidas nos municípios costeiros”. A atividade, transmitida pelo Youtube, teve como objetivo discutir a importância de reservas marinhas e terrestres na preservação do meio ambiente.

O encontro foi organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, uma ONG fundada em 1986 com o objetivo de proteger o bioma. A diretora Marcia Hirota e o coordenador Diego Martins (representantes da fundação) participaram no início da discussão. Em sua participação, a diretora diz que o principal objetivo da fundação a inserção da sociedade na defesa desse bioma.

A discussão contou com a presença de três especialistas: A pesquisadora Morena Mills, a doutora em ciências biológicas Samanta Cristiano e o oceanógrafo Ricardo Haponiuk. A exposição teve uma duração de, aproximadamente, uma hora e 30 minutos, e teve como mediadora a jornalista e editora Maíra Pabst.

Os palestrantes discutiram sobre o assunto e responderam dúvidas dos telespectadores presentes (Fonte: Reprodução/Youtube)

As áreas de proteção citadas na palestra são regiões protegidas pela legislação brasileira, cujo objetivo é conservar a fauna e a flora local e, consequentemente, preservar os patrimônios naturais e históricos do país. Nesse ano, a Organização das Nações Unidas criou a proposta de proteger 30% das áreas marinhas e terrestre mais importantes para a biodiversidade até o ano de 2030.

A doutora Samanta Cristiano apresenta na discussão um estudo realizado por ela, que traz dados e informações a respeito dessas áreas costeiras protegidas. Em um total de 265 municípios costeiros que possuem mata atlântica, apenas 73 possuem unidades de proteção do ecossistema.

Já a pesquisadora Morena Mills comenta a importância da participação social nessas áreas de preservação. Para ela, o planejamento das unidades de conservação deve ser participativo e deliberativo. Morena reforça sobre a necessidade da inclusão de diversos representantes nesses tipos de decisões. A pesquisadora realça a importância de se criar planos compatíveis com as necessidades locais, e a melhor forma de realizada é ouvindo a população.

No entanto, o oceanógrafo Ricardo aponta alguns dos empecilhos para o ampliamento dessas áreas de proteção. Em um senso realizado pela ANAMMA (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente), a falta de apoio institucional, insuficiência de recursos humanos e financeiros são apenas alguns dos entraves na criação e organização de áreas de preservação.

A principal solução proposta pelos participantes da discussão é a participação ativa da população. Tomar decisões conscientes nas eleições e participar de fóruns públicos são algumas das sugestões apresentadas.

Abrigando mais de 20.000 de espécies vegetais e 2040 espécies de animais, o bioma da Mata Atlântica possui uma das maiores biodiversidades do mundo, e carece de atenção. Preservar essas áreas se faz essencial, complementa o oceanógrafo. “Por mais que seja complexo e desanimador, existem inúmeras maneiras de ajudar. Mudança do clima exige ações, e precisamos agir agora”, finaliza.

Acesse aqui a transmissão completa pelo Youtube

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Marcela Peixoto


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.