Destaque

Cedido pela Ponte Preta, Danrley deseja permanecer no Palmeiras

Emprestado pela Macaca, o jovem tem vínculo com Verdão válido até o final da atual temporada

Danrley em ação pelo Palmeiras (Foto: Ângelo Salvioni)

Por: André Galassi 

Foram mais de cinco meses se recuperando de lesões consecutivas no tornozelo e na coxa, mas, aos poucos, o volante Danrley, contratado pelo Palmeiras no início da temporada, vai conquistando seu espaço na equipe Sub-20 do Verdão, comandada por Paulo Victor Gomes.

Vindo da Ponte Preta e já com experiências na equipe profissional da Macaca, o jogador assinou contrato em fevereiro e, por conta das lesões, fez sua estreia apenas em setembro.

“Lesões nunca são fáceis, ainda mais quando tira o atleta muito tempo dos gramados. Neste período sempre confiei muito em Deus, pois ele sabe de todas as coisas. Trabalhei firme e pude retornar, gradualmente, as atividades dentro do clube. Acredito que este período sem jogos me serviu como aprendizado, trabalhei muito minha mente para voltar ainda mais forte”, destacou Danrley.

Os jogadores Dudu (E) e Danrley (D) durante treinamento da equipe profissional do Palmeiras na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Desde seu retorno aos gramados no início de setembro, o volante esteve presente em quatro partidas da equipe no Campeonato Paulista Sub-20, sendo em duas oportunidades titular. Já pelo Campeonato Brasileiro, campeonato no qual o Palmeiras já foi eliminado, o jogador teve a oportunidade de ficar no banco de reservas no jogo diante do Fluminense, válido ainda pela primeira fase.

Gradativamente ganhando mais minutos no certame estadual, Danrley mostra evolução com a camisa alviverde e destacou a importância da parte coletiva ao longo de sua recuperação do ritmo de jogo.

“A evolução tem que ser diária, como todos os outros pontos da vida, pessoal e profissional. Os desempenhos individuais só são bons se o coletivo também funcionar, então agradeço muito todos os meus companheiros, comissão técnica e os funcionários do clube que me ajudaram a recuperar a forma depois da lesão”, analisou o jogador.

Atleta de muita dinâmica dentro das quatro linhas, o jovem segue o modelo de formação que o clube busca especializar para meio-campistas. Tendo como característica atuar seja como primeiro ou segundo homem de marcação, se destaca com o bom passe e organização de jogo, além de ser um grande marcador, sua principal característica.

Apresentando semelhanças com o futebol praticado por Patrick de Paula e Danilo na equipe profissional de Abel Ferreira e com outros meio-campistas da base do Palmeiras, Danrley respondeu que existe um trabalho específico para alinhar essas características nos atletas do meio, mas que também há uma forte preparação mental dos jogadores.

Danrley em ação pelo Palmeiras (Foto: Fabio Menotti)

“Essas características fazem parte do meu futebol, desde a Ponte Preta, mas para conseguir desenvolver bem tanto na criação como na construção, é necessário muito preparo físico, pois o futebol de alto nível requer isso de todos os atletas. Existe treinamentos específicos para isso, mas também existe o trabalho extracampo com a preparação para os jogos, a mentalidade boa, são complementos importantes”, ressaltou.

Emprestado até o fim da temporada 2021, data limite de Danrley como atleta das categorias de base, o vínculo assinado pela Ponte Preta com o Palmeiras prevê opção de compra de 50% dos direitos econômicos após o período.

No entanto, as cifras do acordo não foram divulgadas, devido a uma cláusula de confidencialidade. Tendo os direitos econômicos divididos entre Ponte (60%) e Real Sport Club (40%), o negócio firmado prevê que, caso exerça a opção, o Palmeiras compre 30% da Ponte e 20% do Real.

Foi no clube de Campinas onde o jovem viveu sua melhor fase. Em Campinas até o início de 2021, realizou 13 jogos pela equipe principal, sendo titular em duas ocasiões. Com 310 minutos dentro de campo, foi emprestado para as categorias de base do Palmeiras após perder espaço com a chegada de João Brigatti no comando da Macaca para a disputa do Campeonato Paulista Profissional de 2021.

Danrley em ação pela Ponte (Foto: Álvaro Júnior/ PontePress)

Finalizando a entrevista, o jogador revelou que deseja continuar no Verdão para a temporada 2022, ressaltando as grandes ambições do clube acerca de títulos e protagonismo no Brasil.

“Claro, sem dúvidas que sim, Palmeiras é um grande clube, com uma grande torcida e projeções enormes nas temporadas e campeonatos que disputa. Quero manter o meu trabalho no dia a dia e buscar o melhor para o clube e consequentemente para mim”, completou o meia. Com Danrley em campo, o Palmeiras Sub-20 retorna a campo na próxima quinta-feira (11), às 11h (de Brasília) diante do Audax, no Estádio José Liberatti, em Osasco, pelo Campeonato Paulista da categoria. Com ambos os clubes já classificados para as oitavas de finais da competição, a partida marcará somente a briga pela liderança do grupo.

Orientação: Profª Amanda Artiolli
Edição: Caroline Adrielli


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.