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Segundo Fashion Design Talk relata a importância da moda

O evento trouxe conceitos como moda sustentável, customização e upcycling

Por Alanis Mancini

O segundo fashiontalk da primeira jornada de moda da PUC Campinas aconteceu nesta quinta-feira (21) e contou com a presença da designer de moda, figurinista e costureira Juliana Schmidt Tomazini, contando sua trajetória e a fundação da sua marca de roupas, a hype vintage. A palestra foi mediada pela jornalista especialista em moda, Raíssa Zogbi e pelo diretor do curso de design digital, Victor Kraide. 

Juliana explicou sobre seu início no mundo da moda, começando pela sua infância quando era inspirada por sua avó costureira, até onde está agora, realizando mestrado em Dublin. “Alguma coisa me chamava para trabalhar com isso, fiz um técnico em produção de moda no ensino médio e tive certeza que era o que queria, cursei design de moda e tive a oportunidade de pensar de formas diferentes” afirma. 

Juliana e Raíssa lembram que a moda é um reflexo da sociedade e está interligada com a história.

Ao longo da live, a designer também explicou como surgiu a ideia da marca hype vintage, que veio do ideal de sustentabilidade, além de explicar os conceitos de customização e upcycling (reconstrução da peça) e como utilizou isso em sua marca. “Voltei de Londres com muitas ideias e fundei a minha marca, onde eu coletava peças em brechós e dava uma cara nova para elas, transformava-as em outras customizando ou ressignificando a peça”, comenta. 

Juliana também ressaltou os projetos sociais em que trabalhou e como se tornou figurinista quando entrou em contato com o teatro. Além disso, deu exemplos de filmes e séries atuais que mostram que a moda está totalmente interligada com arte e história e deu dicas para quem se interessa por moda e teatro, assim como pelo próprio jornalismo de moda. “É interessante ter um portfólio legal, por isso é importante criar e poder mostrar para o mundo”.

Ao final da palestra, Juliana e Raíssa comentaram sobre a importância da moda com propósito e como ela abre oportunidades. “A moda com propósito cresceu muito e é um grande diferencial, pois quando pensamos na sustentabilidade social, econômica e ambiental, conseguimos uma marca mais sustentável e conceitual”, afirmou Juliana. 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Alanis Mancini


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