Destaque

Especialistas debatem violência contra crianças

A palestra foi transmitida pela plataforma Zoom

Por Marcela Peixoto

Ocorreu na noite dessa terça-feira, 19, a palestra com o tema “Crianças e Adolescentes vítimas de violência: Possíveis consequências”. O evento contou com a participação de sua organizadora, a psicóloga Tatiane Micheli Vicente, e também da advogada Carla Biatrice dos Santos. A palestra teve seus ingressos vendidos através da plataforma de eventos Sympla e uma duração de, aproximadamente, três horas.

A palestra teve o primeiro lote de ingressos gratuitos, já o segundo com um valor de 10 reais (Fonte: Divulgação)

O evento é uma continuação de outra palestra realizada no dia 20 de setembro, com o mesmo tema. As participantes discutiram a violência psicológica, indicadores físicos e de conduta em crianças que sofreram essa violência e também as consequências na vida adulta. Para aqueles que não assistiram a primeira palestra, Tatiane e Carla fizeram um resumo sobre o tema discutido anteriormente.

Já na noite dessa terça, a psicóloga e a advogada focaram a discussão na violência sexual e no Bullying. A discussão é iniciada trazendo a antiguidade dessa violência contra menores de idade. Tatiane aponta registros de imperadores romanos que abusavam de crianças, aproximadamente no início do século IV (quatro). Atos como esse foram aceitos até meados do século XVIII.

Além da discussão, as palestrantes responderam dúvidas daqueles que estavam presentes (Fonte: Reprodução/Zoom)

Apesar de, atualmente, atais atos serem classificados como crime, a psicóloga diz que mesmo com a mudança de mentalidade, os abusos e violências infelizmente ainda são muito encobertos. Tatiane aponta como justificativa o medo dessas vitimas em relatar o acontecido.

Durante o evento foram discutidos os tipos de violência sexual, os impactos desse abuso na vida da criança e as consequências presentes na vida adulta. A psicóloga diz que muitos agressores também sofreram em sua infância. “É um círculo que precisamos quebrar”, afirma. A advogada reforça que o intuito da discussão é divulgar o assunto, para que não tenha a continuidade desse “círculo”.

Outro tema abordado pelas palestrantes foi o Bullying e o Cyberbullying. Além de explicar os conceitos, a psicóloga traz as motivações de quem realiza o bullying, o possível perfil daquele que sofre esse tipo de violência e as suas consequências físicas e psicologias. A advogada recomenda que, no caso do cyberbullying, imagens e prints sejam feitos do ataque, para que medidas judiciais sejam tomadas.

Tatiane encerra a conferência trazendo a importância de se acolher a criança ou o adolescente que enfrentou algum tipo de violência. “É muito importante o atendimento a essa criança, acolhe-la, ouvi-la e compreende-la”, afirma a psicóloga. Ela traz também a relevância de se discutir sobre o tema, “É importante que as escolas e as instituições estejam preparadas para discutir esses assuntos, com profissionais competentes e cientes da seriedade do assunto. Para assim, quebrarmos esse ciclo de violência”.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Marcela Peixoto


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.