Destaque

Encontro de iniciação científica terá 47 alunos do CLC

Fernanda Machado, de Jornalismo; e Gabriel Veríssimo, de Publicidade, vão participar do evento nesta terça-feira

Por Aline Nascimento

A comunicação da preservação dos recursos hídricos e o design ativista na América Latina estão entre os trabalhos de iniciação científica produzidos por estudantes do CLC (Centro de Linguagem e Comunicação) que serão apresentados nesta terça e quarta-feira (26 e 27) no XXVI Encontro de Iniciação Científica e XI Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, promovido pela PUC-Campinas. O evento, que ocorrerá de forma remota, reunirá 47 alunos somente do CLC, número que chega a quase 500 em todos os cursos da Universidade

A estudante de Jornalismo Fernanda Machado, que está concluindo seu projeto “Midiatização e Luta Ambiental: a comunicação da agência das Bacias do PCJ”, disse que a temática foi pensada “por conta da necessidade de preservar o meio ambiente como resposta às mudanças climáticas. Afinal, estamos vivendo uma das maiores crises hídricas da nossa história”.

Fernanda apresentará seu trabalho no primeiro dia do encontro. Para isso, ela preparou slides e gravou um podcast de segurança para eventuais problemas de acesso à internet. “A sensação de entregar o trabalho concluído é a melhor possível, eu tenho orgulho do trabalho que fiz”, disse.

A estudante Fernanda Machado, de Jornalismo; e o estudante Gabriel Veríssimo, de Publicidade e Propaganda: ânimo e orgulho (Fotos: Selfies)

Gabriel Veríssimo, aluno pesquisador da Faculdade de Publicidade e Propaganda, também está concluindo a pesquisa sobre “O design ativista na América Latina: aproximações entre Brasil e Chile”. Ele explicou que, na pesquisa, fez comparações de obras de design gráfico chilenas e brasileiras. “Tem diversas obras dessas surgindo, principalmente no Brasil”, acrescentou.

Veríssimo conta que está ansioso para ver o trabalho dos outros colegas pesquisadores. “É legal ver o processo dos outros alunos, e observar a que conclusões eles conseguiram chegar”, disse. O estudante explica que, ao conhecer a pesquisa dos outros concluintes ou ingressantes, ele percebe que todos estão “no mesmo barco”, seja no sucesso ou na dificuldade.

Os alunos irão expor seus projetos de pesquisa através de apresentações orais, no caso de concluintes, e em forma de pôster, no caso de ingressantes.

Ao comentar a realização do evento, o prof. Tarcísio Torres, coordenador da pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte, disse que, com a iniciativa, “a universidade se coloca para debater as questões que envolvem pesquisas de todos os centros, de todos os programas de pós-graduação, e também dos professores pesquisadores”.


O prof. Tarcísio: “A gente também aprende muito com os alunos, que atualizam o nosso debate” (Foto: Selfie)

Essa é a 26ª edição do evento, que acontece anualmente na universidade, quando são apresentados os planos de trabalho que começam e terminam naquele ciclo. O principal objetivo é integrar e socializar trabalhos e experiências entre os pesquisadores e seus orientandos, para o enriquecimento mútuo e a evidenciação de seus projetos.

Gabriela Manzato, da Faculdade de Letras, está finalizando a pesquisa “Mídia Digitais como espaços de democratização da leitura e da escrita”, que investiga a plataforma gratuita Wattpad, focando a análise em história indexadas como “#literatura feminina”. Ela disse esperar que, com o evento, as pessoas compreendam mais sobre o assunto. “Será muito bom apresentar para a universidade os resultados finais e a conclusão que obtivemos com essa pesquisa. Espero que as pessoas se interessem pelo que pesquisei e que mudem a perspectiva em relação à leitura e a escrita amadora”, comentou.

No total, o encontro terá 49 apresentações produzidas por 47 alunos pesquisadores do CLC, entre concluintes ou ingressantes, dos cursos de Artes Visuais, Design Digital, Jornalismo, Letras, Mídias Sociais, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Os 27 ingressantes são: Alexia Bethiol, Ana Catarine Mendes da Silva, Bianca de Carvalho Velloso, Cecília Wolochn Schell, Fernanda Pradella Travaglini, Francesca Mariannick Gomez, Frederico Battaglini Girnos, Gabriela Ferreira da Silva, Gabriel Toledo Lopez, Gustavo José Ribeiro Costa, Isabela Marques, Isabela Vitória Fajani Tedeschi, Jonathan Gabriel Teodoro de Oliveira (Nome social: Zero Teodoro de Oliveira), Julia Carvalho Facca, Júlia Helena Luz dos Santos, Kelly Cristina Martins, Kelvin Huss Borges, Laura Regina Rocha Franchetto, Luan Ximenes Dias, Luiz Augusto Oliveira de Almeida, Marcello Di Stefano, Maria Eduarda da Silva Freitas, Monique Balan Sobreira, Thainá Arroyo Peres, Tiago de Oliveira Martins, Vitória Ramos Landgraf e Winycius Morais dos Santos.

Ana Catarine: “Espero que as pessoas mudem a perspectiva em relação à leitura e a escrita amadora” (Foto: Acervo Pessoal)

Ana Catarine Mendes da Silva, da faculdade de Relações Públicas, está ingressando na iniciação científica neste semestre, com o plano de pesquisa “O insólito na ficção seriada contemporânea de animação: narrativa fantástica e estilo insólito na telepoética de The Midnight Gospel (2020)”. Ela se disse animada para participar do evento, que marca o início do seu projeto. “Acho muito legal a PUC realizar esse encontro que promove a divulgação científica dos alunos da universidade. Tenho certeza que vai ser uma ótima chance para compartilhar conhecimento e conhecer outros alunos pesquisadores”, contou a estudante.

O professor Tarcísio disse que, de um modo geral, os professores também aprendem com os alunos, no encontro. “Eles atualizam o nosso debate, questionam algumas questões da pesquisa como um todo. É um grande respiro, uma grande reciclagem lidar com os alunos de iniciação, tanto por essas questões que envolvem a geração, mas também os novos conhecimentos que são trocados entre nós”, disse.

Cecília Wolochn Schell, que cursa Design Digital, está ingressando na iniciação científica pelo modelo online, em função das restrições impostas pela pandemia. A estudante espera que, em 2022, quando estiver concluindo a pesquisa “A produção nacional independente de HQs e as redes sociais online”, possa participar do evento presencialmente. “Mesmo que ainda haja a necessidade de usarmos máscaras”, observou. A abertura do evento ocorrerá nesta terça, com a palestra “Importância da ciência nos desafios da humanidade”, das 8h30 às 10h.

Abaixo, saiba quais são os trabalhos concluídos pelos estudantes do CLC:

Orientação: Prof Carlos A. Zanotti

Edição: Fernanda Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.