Destaque

Assistentes sociais criticam falta de indicadores LGBTQIAP+

Pedro Rosa, Júlio de Andrade e Jessyka Rodrigues dizem que problema leva ao desamparo social

Por Ana Clara Moniz

O processo de exclusão histórica faz com que as pessoas de gênero não heteronormativo – particularmente das camadas menos favorecidas da sociedade – fiquem desassistidas por não serem incorporadas em políticas públicas focadas no cuidado à saúde e seguridade social. A queixa foi apresentada por três assistentes sociais militantes das causas LGBTQIAP+ em debate remoto promovido nesta terça-feira (26) pelo canal Sesc-SP no YouTube.

Segundo disseram os assistentes sociais Pedro Rosa, Jessyka Rodrigues e Júlio Cézar de Andrade, a falta de indicadores sociais sobre o tema faz com que pessoas desta comunidade, principalmente as trans e travestis, não tenham o acolhimento necessário e não sejam adequadamente atendidas, o que implica em riscos à saúde.

Os assistentes sociais Pedro Rosa (à dir.), Júlio Cézar de Andrade (no alto) e Jessyka Rodrigues, no debate promovido pelo canal do Sesc-SP (Imagem: YouTube)

De acordo com Pedro Rosa, superintendente de políticas públicas LGBTQIAP+ da cidade de Cabo Frio, as informações censitárias da área são necessárias para que profissionais e poder público possam planejar programas sociais. “O assistente social tem um papel fundamental dentro das políticas públicas, pois elas são a porta de entrada para os usuários. É através delas que conhecemos essas pessoas”, explicou.

Para ele, campanhas como a do “outubro rosa”, que conscientiza sobre o câncer de mama, e “novembro azul”, que conscientiza sobre o câncer de próstata, são exemplos que deveriam incluir informações de saúde para as pessoas trans e travestis. “Nós somos uma sopa de letrinhas tão grande e o poder público precisa contemplar e atender essas pessoas”, defendeu.

O debate trouxe também  a temática das políticas públicas necessárias para que a comunidade LGBTQIAP+ seja atendida na prática, uma vez que, sem os indicadores sociais, faltam informações para o acolhimento necessário.

Segundo a assistente social trans Jessyka Rodrigues, pesquisadora de políticas públicas, além do preconceito vivido diariamente, a falta de informações coloca os corpos LGBTQIAP+ em uma maior marginalização da sociedade.

“No Brasil, nós, trans e travestis, temos uma expectativa de vida em torno de 35 anos. Sendo preta, diminui ainda mais”, observou Jessyka, formada pela Universidade Federal do Piau e assistente social da Fundação Oswaldo Cruz. 

O assistente social Júlio Cézar, pós-graduado em direito da criança e do adolescente, negro, afirmou que a assistência social tem o compromisso de romper com o conservadorismo e que, para isso, seria necessário “descolonizar os currículos escolares”.

“Não significa que queremos transformar todos os meninos e meninas em corpos LGBTs, muito pelo contrário. Para que exista respeito sobre o processo de construção, essa realidade precisa chegar nas escolas e esses dados precisam chegar na saúde pública”, explicou Júlio Cézar, que é vereador por mandato coletivo na cidade de São Paulo.

“Nós, assistentes sociais, temos que romper as opressões históricas”, afirmou.

Além da lacuna social, os profissionais também alertaram que precisa existir uma preocupação com a diversidade em áreas públicas e que, mesmo dentro da comunidade LGBTQIAP+, alguns recortes específicos seriam necessários. “Falar de gênero é falar das relações sociais. Para falar da comunidade, também se exige recorte, pois tem diversidade dentro da diversidade”, enfatizou Júlio Cézar.

Aqui, acesso à integra do debate promovido pelo Sesc-SP.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Fernanda Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.