Destaque

Conversa com comunidade na região dos Amarais

Durante a pandemia, alunos ingressantes abraçaram um projeto inovador que foca em integrar universidade e comunidade de Campinas

Por: Digitais

No primeiro semestre de 2021, a fim de potencializar a extensão, foi realizada uma primeira experiência, a partir do projeto integrador, de uma produção jornalística, nesse caso, o podcast “Integracast: uma conversa entre os alunos da PUC-Campinas e a comunidade,” com os alunos do 1. semestre de Jornalismo.   

Nessa experiência, a comunidade envolvida é de uma região chamada Amarais, localizada ao norte de Campinas-SP. Uma região que passou de rural para urbana através do loteamento de uma grande fazenda, na década de 1960, quando surgiram, assim, os primeiros bairros: Jardim Campineiro, São Marcos e Santa Mônica. Hoje são 11 bairros regulares que compõem a região, além de seis ocupações em fase de regularização, onde cerca de 570 famílias vivem em total situação de vulnerabilidade social.

Padre Antonio Alves, responsável pela Paróquia São Marcos, o Evangelhista, durante plantio de árvore no entorno da comunidade. (Foto: Padre Antonio Alves/Arquivo pessoal)

O contato dos alunos com a comunidade se deu a partir da coordenação da Rede Abraço Amarais, e da fundamental colaboração do Padre Antonio Alves, responsável pela Paróquia São Marcos, o Evangelista, que tem uma vivência e prática ativa junto a essa comunidade. O padre explica que a região é composta basicamente por pessoas de baixa renda, com muitos migrantes que vem da região norte e nordeste do país, e também, hoje é uma realidade alguns imigrantes refugiados, principalmente do Haiti, mas também de outras nacionalidades, que trabalham como autônomos ou em subempregos, o que aumenta a vulnerabilidade social e a carência dessas pessoas.

O podcast IntegraCast – uma conversa entre alunos da PUC-Campinas e a comunidade tem como público-alvo essa população. Com um total de dez episódios, foi totalmente desenvolvido pelos alunos, em contato por telefone e redes sociais com os moradores, já que foi produzido entre os meses de março e junho de 2021, período em que as próprias aulas aconteceram de forma remota e o contato pessoal era desaconselhável.

Todos os episódios foram postados no Spotify com um texto explicativo de cerca de 10 linhas elaborado pelos alunos. Os episódios foram disseminados por meio de listas de WhatsApp dos diversos setores religiosos e sociais e estarão disponibilizados também nos canais digitais de comunicação da Rede Abraço Amarais.

Lista de episódios:

A importância da prática esportiva na pandemia

Nesse episódio do Integracast o tema abordado é a prática do esporte durante o período de pandemia, no qual as restrições aumentaram e necessidade de manter-se saudável também ganhou atenção. Nesse período, o mundo esportivo sofreu alterações e, em alguns momentos, algumas atividades chegaram a ficar suspensas. Para falar sobre o assunto, participam do episódio Evandro Magalhães, técnico de uma equipe de futebol feminino na região do Jardim dos Amarais, em Campinas, e Edite de Sousa que é professora de dança e educação física, na região. Ela conta conseguiu adaptar as práticas de atividades físicas.

A participação da Rede Abraço na região do São Marcos

Este episódio do Integracast aborda a atuação da Rede Abraço na região do São Marcos, zona norte de Campinas/SP, e conta com a participação de Cesar de Souza, coordenador da Rede, e de Cleuza Aparecida, usuária da ONG. A Rede Abraço, criada em 1999, é uma união de duas paróquias e sete entidades. O grupo tem o objetivo de executar ações coletivas para contribuir na melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes, idosos e da comunidade geral através de espaços educativos. A Rede atua principalmente no São Marcos, região conhecida por possuir favelas e áreas de ocupação e que sofre com alta demanda populacional, vulnerabilidade social e violência. Apresentação: Camille Heinzl e Kaio Lima.

As Fake News na pandemia e seus efeitos na região dos Amarais

Tendo em vista o crescente impacto das Fake News no contexto pandêmico, a Região do Amarais, em Campinas, também foi afetada pela disseminação de notícias falsas, principalmente por meio de mensagens encaminhadas pelo WhatsApp, o que prejudicou o combate à COVID-19. Este é o tema deste episódio do IntegraCast. Neste episódio, o professor e pesquisador em Jornalismo da PUC-Campinas, Carlos Alberto Zanotti, esclarece esse fenômeno, através de exemplos relatados por moradores e atuantes da própria comunidade, como o Padre Antônio Alves, da “Paróquia São Marcos, O Evangelista”, e a psicóloga Silvana Terume, do “Centro de Saúde do São Marcos”. Dessa forma, é apresentada a definição e as características das Fake News, como elas são disseminadas e dicas para identificá-las e, assim, combatê-las. A produção deste episódio foi de Aline Nascimento, Julia Padovani, Laura Nardi, Marcos Paranhos, Mariana Telles e Stella Miranda.

Desemprego e tendências para o mercado de trabalho pós-pandemia

Neste episódio do Integracast, os estudantes de jornalismo André Romero e Guilherme Frezzarin convidam a economista e professora da PUC-Campinas, Eliane Rosandiski, para analisar e discutir os impactos da pandemia para o trabalho. Alguns dos assuntos debatidos foram: o alto índice de desemprego, os desafios das jornadas de trabalho flexíveis ou não, medidas como auxílio e benefício emergenciais, vantagens e desvantagens do trabalho informal, acesso à internet e tecnologias da informação como ferramentas laborais. A discussão se estendeu ao futuro do mercado de trabalho, bem como tendências para melhores oportunidades e o empreendedorismo coletivo como uma possível solução. Também participam do episódio a assistente social do CRAS, Ismênia Oki e a socióloga Cristina de Godoi.

Moradores da Vila Paula lutam por energia elétrica e regularizada da área

Este episódio do IntegraCast é sobre a história da ocupação Vila Paula, que teve início em agosto de 2015, em uma área pública da região dos Amarais, e é formada por mais de 200 famílias, sendo 29 delas, haitianas. A conversa é com Maria Lucia Dretianne, moradora da ocupação há mais de três anos e mãe do fundador, Jonathan Ferreira da Silva. Ela relata sua história e a história da Vila Paula, além das dificuldades enfrentadas pelos moradores, como o incêndio que destruiu mais de 20 barracos em setembro de 2020, e a luta diária pela regularização fundiária e da energia elétrica da comunidade. O podcast conta, ainda, com o depoimento do Padre Antônio Alves, da Paróquia São Marcos, o Evangelista, que ressalta os problemas da ocupação, e do médico e professor da Unicamp, Rubens Bedrikow, que explica a situação da Covid-19 na Vila Paula. A produção deste episódio foi de Lara Santana, Lívia Daniel, Luís Felipe Buzzetti, Marina Fávaro.

Bem me quer, mal me fez: o aumento da violência doméstica na pandemia

Neste episódio, o IntegraCast conversa com a psicóloga Silvana Terume, do Centro de Saúde do Jd. São Marcos, sobre relacionamentos abusivos e a violência contra a mulher em geral, e também, especificamente na região dos Amarais, em Campinas.O Podcast apresenta, ainda, depoimentos da Advogada e moradora da região, Vanessa Souza, que fala sobre a legislação e os direitos dessas mulheres. Também nesse episódio, é apresentada a história da então moradora do Jardim São Marcos, Thaís Fernanda Ribeiro, vítima de feminicídio, em 2019. No final, dá dicas de canais que mulheres podem denunciar a violência sofrida, tanto locais fixos, quanto onlines, criados recentemente devido à pandemia do Coronavírus. A produção deste episódio foi de: Grazielly Coelho, Leticia Nagao, Matheus Segal , Natália Coelho, Pedro Capoulade.

A contribuição espiritual e material das igrejas durante a pandemia

Esse episódio do IntegraCast recebe o Padre Antônio Alves, da Paróquia São Marcos, O Evangelista, em uma conversa a respeito do papel das igrejas na região dos Amarais durante o período de pandemia. Tantos no aspecto financeiro como no espiritual, muitos moradores da região foram afetados e procuram auxílio nas instituições religiosas para superar o momento difícil. Além da conversa com o Padre Antônio, esta edição do IntegraCast conta com a participação de Milton Cesar Alves, da Rede Abraço Amarais, da Pastora Sandra Elena Nogueira, da igreja Manancial Bethesda, de habitantes da região que participam das ações sociais, e do mestre em Ciências da Religião Lindolfo de Souza, que é professor da Puc-Campinas e diretor do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC). De perspectivas diferentes, eles nos falam a respeito da importância da fé para que momentos adversos sejam superados. A produção deste episódio foi de João Vitor Rebel, Lívia Nonata, Lucas Ardito e Pedro Bueno.

Mitos x Verdades sobre higiene na pandemia

Neste episódio do integracast você descobrirá mais sobre o saneamento básico na região vila Paula com a ajuda do estudante de medicina da Unicamp Guilherme Oliveira, parte de um projeto de extensão que busca mudar a realidade das famílias locais. Falaremos também sobre alguns mitos da covid-19 que não saem da boca do povo, além de muitas dicas sobre higiene nesses tempos de pandemia. Vem com a gente!

Sala de aula dentro de casa: impactos da pandemia na educação infantil

O setor da educação tem enfrentado muitos desafios para manter alunos e professores conectados desde que a pandemia começou. Nesse episódio do Integracast a professora Edivânia Fernandes, da escola Domingos Walter, na região dos Amarais, conta sobre a experiência que vive na educação infantil, a importância da escola para as crianças e dá dicas para tornar esse período mais fácil.

Máscara e álcool em gel: quando e como usar

O episódio do IntegraCast de hoje trata dos equipamentos de proteção e meios de se prevenir contra a Covid-19. A enfermeira Simone Cordeiros dos Santos responde as perguntas dos moradores da região do bairro São Marcos em Campinas, e fala mais sobre os mitos que circulam sobre o vírus e os erros mais comuns entre a população que usa os equipamentos incorretamente.

Orientação: Profª Ivete Cardoso Roldão

Edição: Bruno Leoni


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.