Destaque

Palestra sobre infotenimento encerra o Reverbera 2021

Fernanda Neves, ex-aluna da PUC-Campinas, contou sobre sua vida profissional no jornalismo e no entretenimento

Formada pela PUC-Campinas, Fernanda conta que usa técnicas aprendidas no jornalismo e as aplica no entretenimento (Foto: Plataforma Teams)

Por Luiz Oliveira

A jornalista Fernanda Neves, que atua na área de entretenimento da Rede Globo, encerrou com uma palestra a 4ª edição do Reverbera, evento do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. A profissional, formada pela faculdade de Jornalismo da universidade, iniciou sua carreira na EPTV em Campinas, e após longa caminhada no telejornalismo, resolveu seguir carreira no entretenimento. A palestra foi acompanhada por mais de 500 pessoas, entre elas alunos da universidade, membros da comunidade externa e professores.

“Com o jornalismo, podemos entrar na casa das pessoas todos os dias e transformar suas vidas”, disse a jornalista. Apaixonada pela profissão desde muito nova, Fernanda Neves conta que entrou com 18 anos na faculdade de jornalismo, e logo iniciou um estágio em Assessoria de Imprensa. Poucos anos mais tarde, ainda como estagiária, entrou para a EPTV como radio escuta, após um concorrido processo de admissão. Mesmo no cargo inicial em que atuava, Fernanda relata que sempre encontrava saídas para aperfeiçoar o seu trabalho e a rotina na redação, se dispondo a participar da gravação e produção de reportagens.

A palestra foi mediada pela professora Cecília Toledo, e teve a participação de outros docentes da universidade (Foto: Plataforma Teams)

A disposição ao trabalho fez a jornalista ser efetivada como produtora da emissora, e depois de alguns anos, passou a apresentar a previsão do tempo, cargo que realizou por três anos até sua saída. Sobre a atuação no telejornalismo, Fernanda, natural de Santo André, fez uma crítica a cultura presente na área, que exclui os sotaques dos profissionais. “Na época, a gente tentava zerar o nosso sotaque para atuar no telejornalismo. Mas hoje, no entretenimento, o que a gente mais quer é sotaque. Quanto mais diversidade, melhor!”, relata ela.

Apesar de ter uma carreira formada no jornalismo, Fernanda Neves resolveu deixar de lado a carreira que havia formado, e passou a atuar nos programas de entretenimento da Globo. “Me arrependi no início, mas a coisa foi andando, logo me adaptei e fui me apaixonando”, conta Fernanda, que começou na nova emissora como assistente de produção. A profissional, que há oito anos trabalha na Rede Globo, já atuou na produção de diversos programas, como o “Vídeo Show” e “Que história é essa, Porchat?”. A profissional encerrou dizendo que os anos vividos no jornalismo foram de grande ajuda no trabalho que realiza hoje, e destacou a importância de outros cursos da área na realização do infotenimento.

No encerramento, houve a divulgação do selo comemorativo dos 50 anos dos cursos de comunicação da PUC-Campinas (Foto: Plataforma Teams)

Ao fim da palestra, Fernanda respondeu perguntas dos participantes, e junto ao diretor do CLC, Professor Lindolfo Souza, fez o lançamento do selo comemorativo dos 50 anos dos cursos de comunicação da PUC-Campinas. O Reverbera é um evento da Universidade Católica de Campinas, organizado anualmente pelo Centro de Linguagem e Comunicação, e que este ano foi realizado de forma remota com o tema “Comunicação e Linguagem: novos desafios”.

Orientação: Profº Gilberto Roldão

Edição: Luiz Oliveira


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.