Destaque
Fernanda Neves, ex-aluna da PUC-Campinas, contou sobre sua vida profissional no jornalismo e no entretenimento

Por Luiz Oliveira
A jornalista Fernanda Neves, que atua na área de entretenimento da Rede Globo, encerrou com uma palestra a 4ª edição do Reverbera, evento do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. A profissional, formada pela faculdade de Jornalismo da universidade, iniciou sua carreira na EPTV em Campinas, e após longa caminhada no telejornalismo, resolveu seguir carreira no entretenimento. A palestra foi acompanhada por mais de 500 pessoas, entre elas alunos da universidade, membros da comunidade externa e professores.
“Com o jornalismo, podemos entrar na casa das pessoas todos os dias e transformar suas vidas”, disse a jornalista. Apaixonada pela profissão desde muito nova, Fernanda Neves conta que entrou com 18 anos na faculdade de jornalismo, e logo iniciou um estágio em Assessoria de Imprensa. Poucos anos mais tarde, ainda como estagiária, entrou para a EPTV como radio escuta, após um concorrido processo de admissão. Mesmo no cargo inicial em que atuava, Fernanda relata que sempre encontrava saídas para aperfeiçoar o seu trabalho e a rotina na redação, se dispondo a participar da gravação e produção de reportagens.

A disposição ao trabalho fez a jornalista ser efetivada como produtora da emissora, e depois de alguns anos, passou a apresentar a previsão do tempo, cargo que realizou por três anos até sua saída. Sobre a atuação no telejornalismo, Fernanda, natural de Santo André, fez uma crítica a cultura presente na área, que exclui os sotaques dos profissionais. “Na época, a gente tentava zerar o nosso sotaque para atuar no telejornalismo. Mas hoje, no entretenimento, o que a gente mais quer é sotaque. Quanto mais diversidade, melhor!”, relata ela.
Apesar de ter uma carreira formada no jornalismo, Fernanda Neves resolveu deixar de lado a carreira que havia formado, e passou a atuar nos programas de entretenimento da Globo. “Me arrependi no início, mas a coisa foi andando, logo me adaptei e fui me apaixonando”, conta Fernanda, que começou na nova emissora como assistente de produção. A profissional, que há oito anos trabalha na Rede Globo, já atuou na produção de diversos programas, como o “Vídeo Show” e “Que história é essa, Porchat?”. A profissional encerrou dizendo que os anos vividos no jornalismo foram de grande ajuda no trabalho que realiza hoje, e destacou a importância de outros cursos da área na realização do infotenimento.

Ao fim da palestra, Fernanda respondeu perguntas dos participantes, e junto ao diretor do CLC, Professor Lindolfo Souza, fez o lançamento do selo comemorativo dos 50 anos dos cursos de comunicação da PUC-Campinas. O Reverbera é um evento da Universidade Católica de Campinas, organizado anualmente pelo Centro de Linguagem e Comunicação, e que este ano foi realizado de forma remota com o tema “Comunicação e Linguagem: novos desafios”.
Orientação: Profº Gilberto Roldão
Edição: Luiz Oliveira
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.