Destaque

Palestra sobre cinema e televisão discute a importância do público

O roteirista premiado Carlos Henrique Galvão Marquez também tirou dúvidas dos participantes

Uma das palestras que ocorreram na Reverbera, promovida pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, nesta quinta-feira, 16, foi sobre como manter o público entretido perante um filme ou uma produção televisiva, como séries e novelas, mediada pelo Professor Doutor João Paulo Hergesel, da Faculdade de Letras. O palestrante convidado foi o roteirista membro da Academia Brasileira de Cinema e premiado em Cannes, Carlos Henrique Galvão Marquez, que logo de início afirmou que uma boa história necessita de um roteiro bem estruturado e que prenda a atenção do espectador.

O roteirista Carlos Henrique Galvão Marquez (Foto: Academia Brasileira de Cinema)

 O roteirista mencionou o tamanho da importância na diferenciação dos tipos de produção. Ele explica que apesar de possuírem a intenção de contar uma história, a roteirização tem detalhes fundamentais completamente diferentes, como o tempo de duração, produção, o custo envolvido, o desenrolar da história e até mesmo na construção do caráter do personagem.

Além de mencionar todo o modus-operandi de um roteiro, o palestrante também constatou que o mercado brasileiro irá sofrer um boom em 2022, pois somos o 11º no ranking de produções audiovisuais no planeta.

Carlos Henrique também comentou sobre a mudança radical que o mercado passou, principalmente pela popularização do serviço de streaming. Segundo ele, a tendência das emissoras tradicionais é migrar ou produzir conteúdos cada vez mais voltados para este tipo de plataforma e público consumidor, já que as gerações que estão por vir mal assistem televisão: “Hoje uma criança tem um IPad, dificilmente assistem televisão e querem esperar por um capítulo no dia seguinte”, afirma.

Orientação: Profª Amanda Artiolli

Edição: Bruno Leoni


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.