Destaque
“Comunicar melhor para obter mais engajamento”, defende Allan Said Amin, na abertura do Reverbera 2021
Por Beatriz Mota Furtado
A mensagem é mais importante do que o produto. Se o produto for bem trabalhado em termos de comunicação e marketing, conectando o coração e o cérebro das pessoas, ele terá o que precisa para ser um sucesso. Essa é a aposta de Allan Said Amin, gerente de marketing e negócios da empresa 3M, apresentada na palestra sobre “criatividade, inovação e storytelling”, nesta quarta-feira (15), na abertura do evento Reverbera, organizado anualmente pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), da PUC-Campinas. A unidade integra estudantes e professores dos nove cursos de graduação e a pós graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da instituição.
Para Amin, o ponto central para se trabalhar bem a estratégia de marketing de uma empresa, e gerar mais engajamentos, é fortalecer a comunicação interna e externa das organizações. O storytelling – expressão que designa contação de histórias ou narrativa – é uma estratégia por ele considerada “inteligentíssima para conectar o coração e a mente das pessoas”.
Se você tem algo a dizer, tem que aprender a como dizer. O storytelling informa, esclarece, ensina e transmite a informação da forma mais eficiente”, apontou Amin, que é formado em administração de empresas pela PUC-Campinas e pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Durante a palestra virtual, além de trazer diversos exemplos de personalidades famosas da mídia que usaram as técnicas de contação de histórias rumo ao sucesso, como Juliette (ex-BBB), o ator Paulo Gustavo, Pelé e Senna, o especialista ainda abordou sobre a importância de ter atitude e saber ouvir o outro lado para então dar seguimento ao processo criativo.
“A criatividade vem de como você tem atitude para ser criativo. É importante trabalhar em time, e não deixar que as barreiras, que atrapalham a criatividade, cresçam, como o ego. O que fazemos tem que reverberar na mente das pessoas. Ser criativo também é fazer bem feito aquilo que seu cliente espera”, ponderou Amin.
A palestra, cujo tema central foi abordado pela estratégia da comunicação, foi mediada pela profa. Maura Padula, docente da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas, reuniu cerca de 560 pessoas via transmissão ao vivo pela plataforma Teams.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Fernanda Almeida
Veja mais matéria sobre Destaque
Crescimento da construção impulsiona economia e gera empregos na RMC
Campinas e região vê expansão no setor da construção civil com criação de 1.881 novos empregos e impacto positivo na economia local
O papel dos eventos locais na valorização de pequenos negócios
Em Americana, empreendedores encontram espaço para impulsionar suas vendas
Giro RMC relembra os cuidados com a saúde cardiovascular no mês do coração
Programa também aborda os desafios que os atletas paralímpicos enfrentaram durante os jogos de Paris
Alunos de Jornalismo ganham prêmio Expocom Nacional
O trabalho “3, 2, 1… NO AR: Reflexos da crise no telejornalismo” já tinha recebido
Projetos experimentais de 2017 podem ser acessados pelo Youtube
Trabalhos realizados pelos alunos de Jornalismo compõem a memória do curso e marca a história
Pioneira, Camisa 1 atua no desenvolvimento de jovens
Em 18 anos, projeto de Americana revelou goleiros profissionais e impactou a vida de ex-alunos