Destaque

Amantes da natureza temem pelo destino da Mata ciliar

Claudia Trevisan: Até onde a expansão comercial e econômica é progresso?

Por Marcela Peixoto

O canal de debates e shows musicais, Levanti, foi palco nessa terça-feira, 31, de uma importante discussão sobre meio ambiente. Em uma transmissão ao vivo de aproximadamente três horas e 30 minutos, estudiosos e conhecedores da natureza conversaram sobre a importância da mata ciliar e dos corredores ecológicos.

Apoiadoras da Associação Mata Ciliar, o Coletivo Japy e a Sociedade pela Mata Ciliar organizaram o evento. A Live teve como objetivo arrecadar fundos para a instituição e divulgar os perigos que a fauna e a flora Brasileira estão enfrentando. Possíveis soluções e melhorias também foram discutidas.

A transmissão contou com dois debates. O primeiro foi mediado pela advogada Juliana Oliveira e tinha como tema a relação entre a VOA SP (administrativa de aeroportos privados brasileiros) e a Mata Ciliar. Estiveram presentes na discussão Claudia Trevisan, fundadora da Instituição Focinho Feliz, Leticia Pereira, tecnóloga em saneamento, e José Arnaldo de Oliveira, jornalista e cientista social.

“A mata ciliar é uma escola viva, de riqueza enorme”. afirma a tecnóloga Letícia Pereira (Imagem: YouTube)

O debate discutiu a decisão da VOA de entrar com um processo de reintegração de posse contra a Mata Ciliar. O objetivo de desmatamento e urbanização da região preocupa os convidados. “Nossos governantes não sabem a riqueza que temos em nossas próprias cidades”, afirma a tecnóloga. 

Os participantes acreditam que a sociedade está cada vez mais conscientizada sobre o assunto. “A solução está a caminho, a cidade está atenta. O que falta agora é ação do setor empresarial comprometido com as mudanças”, comenta o jornalista.

Já o segundo debate, a respeito da importância dos corredores ecológicos, foi mediado pelo gestor ambiental Fabrício Zambon. A conversa contou com a engenheira florestal Paloma Pressato, o engenheiro químico Flavio Gramolelli e o engenheiro agrônomo Afonso Peche.

A conversa abordou a importância dos corredores ecológicos (para a travessia de fauna e flora entre fragmentos vegetais), as consequências de grandes rodovias na vida dos animais e a importância de conservar a natureza. “É previsto pelo código florestal a área de preservação permanente entre rios e lagos”, comenta Pressato.

Convidados esclarecem as dúvidas que surgem ao longo do debate, em Live para o Youtube (Imagem: YouTube)

Os convidados apontam a importância não só da Live em questão, mas também de todas as formas de compartilhas informações e conhecimentos. “É fundamental termos esse espaço de debate e dialogo, para lembrarmos sempre que a cooperação social é fundamental”, afirma Peche.

Além dos momentos de discussão, a Live contou também com apresentações musicais de artista da região, e sorteios de diferentes alimentos. Todos os participantes eram convidados a fazer doações. O dinheiro arrecadado foi doado para a associação Mata Ciliar. 

Acesse aqui a Live completa

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Marcela Peixoto


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.