Destaque

Vacina da gripe tem baixa adesão após 2 meses de campanha

Engenheira Lais Gizele tomou a vacina que não atingiu nem 40% do público-alvo em Campinas

Por Letícia G. F. Andrade

A campanha de vacinação contra a gripe completou 2 meses no último dia 12 e segue preocupando a prefeitura de Campinas devido a baixa adesão do público-alvo. No dia 1º de julho a Secretaria da Saúde divulgou que apenas 37% da população prioritária tinha se vacinado.

Lais Gizele sendo vacinada contra o vírus da Influenza (Foto: Arquivo Pessoal)

O caminhoneiro Claudinei Ferreira, de 51 anos, disse que tentou se vacinar, e mesmo estando dentro do público-alvo, não conseguiu. “Fui três vezes no postinho, nas três vezes me disseram que não tinha vacina. Levei minha carteira de trabalho, identidade e comprovante de residência e mesmo assim me disseram que tinha acabado”.

Segundo a Prefeitura de Campinas, o maior percentual em relação ao público-alvo até o início de junho, é das puérperas, cerca de 61% do total desejado, seguido por crianças com 51,2% e grávidas com 47,8%. Os dados mais alarmantes são os de idosos, com 29,9% e professores, que não chega a 26%.

Andrea Von Zuben, diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), reforçou que a vacina é de extrema importância pois protege contra o vírus da Influenza e tem dose única. “A gente não entende por que a população prefere não ir se vacinar. Todo ano a gente tem óbitos de Influenza, principalmente em bebês, grávidas e pessoas mais velhas”.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina está disponível em 67 centros de saúde da cidade. Lais Gizele de Andrade é engenheira civil e se vacinou no mês passado. “A empresa onde eu trabalho comprou vacinas para todo o corpo de funcionários.  A vacina foi obrigatória, principalmente pela construção civil ser um serviço essencial e a vacina contra a Covid-19 demorar tanto para sair.” Ainda que a vacina contra a gripe não previna contra o novo coronavírus, Andrade reitera, “pelo menos estaremos prevenidos contra uma das doenças”.

As campanhas de vacinação contra a Covid-19 e o vírus da Influenza, acontecem paralelamente no município. O Ministério da Saúde recomenda que os dois imunizantes não sejam aplicados ao mesmo tempo, a orientação oficial é que seja respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses. O cidadão que estiver apto a receber as duas vacinas deve priorizar a proteção contra o novo coronavírus, e depois contra os vírus da gripe. “A gente continua fazendo apelo para que a população tome a vacina, é de graça”, completa Adriana.

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Leonardo Fernandes


Veja mais matéria sobre Destaque

Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.