Noticiário Geral

Campanha do Agasalho arrecada 3,7 toneladas de doações

Ação da prefeitura tem cerca de 170 postos de arrecadação espalhados por Campinas e região

Por Carolina Barela

Com o slogan “sua roupa pode abraçar você”, a Campanha do Agasalho organizada pela prefeitura de Campinas e cidades próximas, em parceria à EPTV, ocorrerá até o dia 31 de julho. Até o momento, já foram arrecadas mais de 3,7 toneladas de doações entre agasalhos e cobertores, de acordo com Vandecleya Moro, Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

Drive-thru da Campanha do Agasalho, realizado no último sábado (12) (Foto: Divulgação/PMC)

Iniciada há pouco mais de 15 dias, os postos de arrecadação da iniciativa já superaram o estimado, e chegam a mais de 170 pontos de coleta espalhados pelo município e região.

Além da mobilização da comunidade, a Campanha visa valorizar o afeto em um momento de distanciamento social exigido pelas circunstâncias da pandemia. “Doar uma roupa ou cobertor nesse momento é um ato de solidariedade, afeto e empatia”, disse a secretaria. Entretanto, Vandecleya alerta para que evite a doação de roupas em mau estado de conservação.

Por conta da pandemia e sob orientação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), todas as doações ficarão em quarentena durante uma semana e, assim, serão distribuídas para as ONGs parceiras. São elas: a SOS Ruas, responsável pela distribuição de agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua, Samim (Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante), Rede de atendimento do Sistema Único de Assistência Social e suas organizações parceiras.

EXPECTATIVAS PARA O INVERNO

Segundo Bruno Kabke Bainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp, para este ano, espera-se uma tendência mais uniforme de temperaturas um pouco acima do normal e chuvas mais coerentes com o período. Porém, ressalta que esse quadro não garante segurança hídrica da região. “Por ser um período de poucos volumes de chuva, é muito importante racionalizar o uso da água.”

Posto de arrecadação para a Campanha do Agasalho deste ano (Foto: Divulgação/PMC)

Além disso, de acordo com o meteorologista, existe a preocupação com as condições respiratórias, que costumam se agravar nesse período. Em tempos de Covid-19 é necessário que haja cuidados redobrados com a saúde e políticas de ações mais incisivas no combate às queimadas, realçando a importância das campanhas de conscientização e arrecadação de agasalhos.

COMO DOAR

A lista completa de postos de arrecadação pode ser consultada aqui. Os interessados em abrir um ponto de coleta de roupas devem entrar em contato com a Prefeitura pelos telefones (19) 2116-0165 ou 2116-0281.

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Leonardo Fernandes


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.