Destaque

Pandemia aquece vendas no setor de plantas

Comerciantes acreditam que o mercado é aquecido de afeto e cuidado com a natureza

a

a

Por Mariana Zilli e Marina Bigelli

A pandemia da Covid-19 começou em março de 2020 e desde então vem causando mudanças no dia-a-dia de todos, inclusive quando o assunto se refere aos hábitos de consumo de produtos voltados para melhorar a sensação de bem-estar. A busca por plantas foi uma das apostas para quem queria transformar a casa e relaxar. “Exatamente um ano atrás nosso rendimento cresceu muito, muito mesmo, explica Leila Serafim, proprietária de uma floricultura em Vinhedo.

Leila Seraphim transformou seu hobby em algo comercial e criou a Leila Flores (Foto: Acervo pessoal)
Leila Seraphim transformou seu hobby em algo comercial e criou a Leila Flores (Foto: Acerto pessoal)

De acordo com Leila, seu faturamento simplesmente dobrou no início da pandemia. “Teve um aumento de 100% nas vendas, agora diminuiu e voltou a ser o padrão inicial”, afirma. Para ela, as plantas se tornaram uma paixão. “Pelo que eu verifico nas redes sociais, as plantas são uma paixão não só nacional como mundial. As pessoas, mesmo que isoladas, estão amando mais a natureza e partem de um princípio de cuidado, de beleza, de proteção”, diz.

Leila conta que inicialmente a venda de cactos e suculentas aumentou, já que as pessoas estavam com o intuito de colecionar plantas que dão pouco trabalho. “Depois disso, as pessoas começaram a comprar plantas de consumo, ou seja, temperos e ervas para fazer uma horta particular”. De acordo com a comerciante, agora as vendas estão focadas em folhagens para o interior da residência. “As pessoas ficam mais dentro de casa e tão querendo botar esse verde no interior”, constata.

Envolvida nas atividades diárias, Elisa Guerra, pesquisadora e microbiologista, nunca teve tempo de cuidar das plantas e essa paixão, até então adormecida, tomou forma com o início da pandemia. “Com certeza passar mais tempo em casa me influenciou a cuidar mais e melhor das plantas. Comecei a pesquisar sobre plantas indoor e seus cuidados, comprei adubo, substrato, vasos e replantei. Se não estivéssemos nesse período de isolamento, provavelmente eu não estaria fazendo isso”, explica.

O mercado

De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), em 2020 houve um aumento no consumo, o que causou um crescimento de 5% no rendimento, considerando o ano anterior.

Elisa Guerra descobriu seu amor pelas plantas durante o isolamento social (Foto: Acervo pessoal)

Diante deste cenário, a empresa de inteligência Compre&Confie produziu uma pesquisa que apontou que o segundo produto com maior crescimento de vendas em 2020 foram as plantas. A categoria teve alta de 2.026% no número de pedidos, comparando com o mesmo período de 2019.

A venda por delivery e em supermercados, serviços que continuam ativos até nos piores momentos da pandemia, foi o que ajudou a impulsionar o setor, com isso os produtores faturaram até 20% de aumento financeiro, os dados são da Ibraflor.

Para o Instituto, o trabalho home office e alguns hábitos de consumo adquiridos durante a pandemia do coronavírus vão perdurar, o que fará o setor investir no aumento de produção para os próximos anos.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Fernanda Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.