Destaque

“Pensamento crítico é a habilidade do futuro”

A avaliação é da pesquisadora comportamental Martha Gabriel, em palestra na PUC-Campinas                                                                                                                                                                                                                                                                   

Martha Gabriel: “Duvidar não é ser chato, é querer conhecer as fontes e se informar” (Imagens: YouTube)

 

Por Vitória Landgraf

Em um mundo que enfrenta constantes evoluções, a competência para analisar informações e fazer julgamentos racionais sobre diferentes cenários será um atributo determinante para o desenvolvimento profissional e pessoal no futuro próximo. Foi o que afirmou a professora e pesquisadora Martha Gabriel, autora de obras focadas em habilidades comportamentais e inteligência artificial, em palestra online nesta quarta-feira (2), durante evento que integra a comemoração dos 80 anos da PUC-Campinas.

Convidada a falar sobre as habilidades do profissional do futuro, Martha, que é mestre em educação executiva pelo prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT), destacou o pensamento crítico como a principal aptidão exigida para os próximos anos.

Segundo a engenheira formada pela Unicamp e pós graduada em marketing e livre-docente em artes visuais, as pessoas do mundo contemporâneo estão perdendo a capacidade de compreensão da realidade e, consequentemente, deixando de se preparar para as exigências que o mundo digital exige dos profissionais. “Até a década de 1950, os políticos modulavam seus discursos para pessoas com idade mental de 13 anos, e hoje já modulam para os 8 anos”, disse a pesquisadora ao sustentar que o grau médio de inteligência vem caindo nas últimas décadas.

“Está aumentando o negacionismo e a polarização”, observou Martha, para quem os comportamentos desta natureza – que circulam como avalanches nas redes sociais digitais – são fruto da incapacidade de compreender o mundo, da falta de leitura e da acomodação.

Na visão de Martha, tornar-se um indivíduo crítico envolve etapas como a observação aguçada, seguida pela análise baseada em referências, motivos e argumentos empiricamente verificáveis. Em sua palestra, a pesquisadora reforçou a ideia de que o questionamento é o caminho para a aquisição de qualquer conhecimento.

“Duvidar não é ser chato, é querer conhecer as fontes e se informar”, explicou a conferencista, que lançou mão da expressão “ceticismo amável” para descrever a necessidade de as pessoas não acreditarem em tudo o que ouvem ou leem. Elas precisam se debruçar na situação e elaborar um pensamento próprio, baseado em dados reais, na análise de situações, disse.

“Não te forçam a pensar”, ponderou Martha referindo-se ao cenário de mudança tecnológica para explicar que, no mundo digital, os conteúdos que circulam nas redes sociais são, de um modo geral, superficiais e em larga medida manipulativos.

“As armas rudimentares afetam o corpo físico, e as armas sofisticadas afetam o pensamento”, advertiu.

Martha, autora do best-seller “Marketing na Era Digital” e de obras na área de inovação e educação, também citou outras habilidades essenciais para quem deseja se preparar para as mudanças do mercado de trabalho nos próximos anos. Entre elas, citou a necessidade de pensar digitalmente e se adaptar à medida que as transformações vão se aproximando.

A chamada 4ª Revolução Industrial – período caracterizado por mudanças radicais motivadas pela incorporação de tecnologias – teria enfatizado a importância da integração homem e máquina. “Tudo o que puder ser automático, será. Isso faz crescer o valor das habilidades humanas”, apontou Martha, referindo-se também à sólida formação ética que se espera como elemento balizador das transformações.

A pesquisadora disse acreditar também que as “soft skills” – termo que se refere às habilidades e competências comportamentais – são elementos cruciais para modular o grau de resiliência e adaptação no futuro cenário de transformações digitais. “O futuro é híbrido, é o online e o off-line, juntos. São as habilidades humanas e a tecnologia em uma parceria mais imersiva”, apontou.

Aqui, acesso à palestra de Matha Gabriel (início aos 45 minutos do arquivo). 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Oscar Nucci 


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.